
Foto ilustrativa de ATM ao fazer uma transferência (PM)
Um homem residente na cidade de Tsu (Mie), cujo nome não foi divulgado, foi vítima de golpistas online, mais precisamente através de uma famosa rede social.
Segundo a informação de terça-feira (1.º), inicialmente, ele perdeu cerca de 19,3 milhões de ienes mas poderia ter sido mais, se um funcionário do banco onde é cliente não tivesse avisado a polícia, desconfiado das operações.
No começo, parecia ser um golpe do amor, de uma pessoa se passando por uma mulher, com a qual começou um relacionamento virtual através do Instagram, em dezembro do ano passado.
Depois, os dois passaram a trocar mensagens no LINE, quando a golpista lhe recomendou investir em câmbio, com promessas de lucros. Ele, então, transferiu essa soma de dinheiro para a conta indicada pelo malfeitor ou malfeitora. Foram 13 transferências entre 14 de dezembro do ano passado e 10 de fevereiro deste ano.
Além disso, em fevereiro, o homem conheceu uma outra pessoa – dita mulher – que o encorajou a investir em uma loja online. Por causa dessa pessoa, caiu em outro golpe, perdendo um total de 6,6 milhões de ienes. Transferiu essa quantia em 13 parcelas, entre 1.º e 15 de fevereiro, para as supostas compras para a loja.
Enquanto ele fazia as transferências, um bancário achou a movimentação suspeita e forneceu informações à polícia, o que levou à descoberta desses 2 golpes.
Os dois casos estão sendo investigados, inclusive para verificar se há relação entre essas supostas mulheres golpistas.
Fonte: Nagoya TV