
As ARIs são doenças infecciosas com sintomas respiratórios, como covid-19 e influenza (ilustrativa/banco de imagens)
O Ministério da Saúde do Japão começou a monitorar infecções respiratórias agudas (acute respiratory infections, ARIs), incluindo sintomas de gripe, sob a lei de controle de doenças infecciosas para detectar enfermidades desconhecidas prontamente.
O ministério classificou as ARIs como doenças de categoria V sob a lei, o mesmo status da covid-19 e influenza, pedindo a cerca de 3 mil instituições médicas designadas em todo o país a reportar o número de casos de ARIs.
A medida, baseada nas lições aprendidas com a pandemia de covid-19, permite que o ministério observe uma ampla variedade de doenças infecciosas para localizar enfermidades desconhecidas.
Artigos relacionados
As ARIs são doenças infecciosas com sintomas respiratórios, como covid-19 e influenza. Elas tendem a se espalhar através de gotículas ou outros meios.
Instituições médicas designadas reportam o número semanal de pacientes com tais sintomas agudos como tosse, dor de garganta e coriza a centros de saúde pública.
Governos provinciais reúnem os dados e os enviam ao ministério.
O número de pacientes com ARIs será publicado para ajudar as pessoas a se protegerem de infecções.
Independentemente de relatos sobre ARIs, o número de pacientes com covid-19 e influenza continuaram a ser reportados ao ministério individualmente.
A designação de ARIs como infecções de categoria V, aprovada no outono passado por um subgrupo do Conselho de Ciências da Saúde do governo, não causa qualquer mudança sobre como instituições médicas lidam com pacientes que apresentam sintomas de gripe.
Não há restrições sobre pacientes irem para o trabalho ou escola.
Como aceitar pessoas que vêm visitar internados em instituições médicas e residentes em lar para idosos também continua inalterado.
Fonte: Japan Times







