
iPhone 16e (reprodução)
Segundo a GSMArena, a Foxconn (Hon Hai Precision Industry, de Taiwan), a principal terceirizada da Apple, vem “diversificando suas instalações de montagem dos smartphones da linha iPhone, com fábricas na Índia, Vietnã e Brasil.
Um rumor recente sugeriu que a Apple está buscando expandir a produção de iPhones no Brasil, e agora temos a confirmação de que as unidades do iPhone 16e vendidas no país sul-americano são fabricadas localmente na fábrica da Foxconn em Jundiaí, São Paulo”, publicou.
Outra mídia, a MacMagazine, as caixas do modelo iPhone 16e vendido no Brasil apresentam a etiqueta “Fabricado no Brasil por Foxconn Brasil”.
A mesma inscrição aparece também na homologação da Anatel.
Mas esse não é o primeiro modelo da Apple fabricado pela Foxconn do Brasil, já que ela vem montando desde o iPhone SE 2020, depois os modelos 13, 14, 15 e 16.
Por causa do Dia da Libertação ou do tarifaço do Trump, a Apple está expandindo para países com tarifas mais favoráveis e o Brasil é um dos mais baixos, já que foi tarifada em 10%.

Caixa do iPhone 16e com a etiqueta ‘fabricado no Brasil’ (MacMagazine)
Fontes: GSMArena e MacMagazine