Ishiba e Trump conversam por telefone sobre o tarifaço de 25%

Os dois líderes, Ishiba e Trump, tiveram uma conversa telefônica e depois o presidente americano criticou a postura do Japão nas redes sociais.

Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Ishiba

Primeiro-ministro do Japão e presidente americano (NHK)

O primeiro-ministro Shigeru Ishiba conversou com o presidente Donald Trump por telefone, na noite de segunda-feira (7), por volta das 21h, no horário de Tóquio, para pedir revisão do tarifaço.

Publicidade

Ressaltou a importância de ampla cooperação que beneficie ambos os lados, incluindo expansão dos investimentos, no lugar da tarifa unilateral imposta pelo presidente americano. Trump e Ishiba concordaram em continuar as discussões nomeando um ministro de cada país, durante a conversa de cerca de 25 minutos.

“Como o Japão tem sido o maior investidor mundial nos Estados Unidos por 5 anos consecutivos, estou profundamente preocupado que esse tarifaço (25% para a indústria automotiva e 24% para outros produtos) reduza a capacidade de investimento das empresas japonesas”, disse Ishiba.

 “O presidente Trump expressou sua compreensão franca da situação em que os Estados Unidos se encontram atualmente na economia internacional. O Japão instará fortemente a rever suas medidas por meio de discussões”, declarou Ishiba aos repórteres após sua conversa.

Questionado sobre quando visitará os Estados Unidos disse que “estou considerando no momento mais apropriado, dependendo do progresso das discussões entre os ministros relevantes”.  

Ishiba enfrentará dura batalha, pois o Japão ‘tratou a América muito mal’, diz Trump

Ishiba

Primeiro-ministro do Japão (NHK)

Trump citou Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro e assassinado, dizendo que o apreciava muito e tinha boas relações durante o seu primeiro mandato, quando do anúncio do Dia da Libertação, data de anúncio do tarifaço em 2 deste mês.

Mas, não falou nada sobre Ishiba, ao contrário, mencionou as altas tarifas impostas pelo lado japonês em relação ao arroz, de 700%. Mas, na realidade não chega a esse percentual.

“Tratou os Estados Unidos muito mal em termos de comércio”, citando o Japão na sua rede social, por volta das 22h30 (horário de Tóquio).

“Países de todo o mundo estão falando conosco. Parâmetros duros, mas justos, estão sendo definidos. Falei com o primeiro-ministro japonês esta manhã. Ele está enviando uma equipe de ponta para negociar! Eles trataram os EUA muito mal no comércio.

Eles não pegam nossos carros, mas nós pegamos MILHÕES deles. Da mesma forma, a agricultura e muitas outras ‘coisas’. Tudo tem que mudar, mas especialmente com a CHINA!!!”, escreveu.

Além disso, por volta das 22h30, no horário de Tóquio, fez outra publicação, que traduzida seria o seguinte texto: “Os Estados Unidos têm uma chance de fazer algo que deveria ter sido feito DÉCADAS ATRÁS. Não seja fraco! Não seja estúpido! Não seja um PANICANO (Um novo partido baseado em pessoas fracas e estúpidas!). Seja forte, corajoso e paciente, e a GRANDEZA será o resultado!”.

“As taxas estão despencando, os preços do petróleo estão despencando, a desregulamentação está acontecendo. O presidente Trump não vai ceder…”, postou às 23h38 do horário de Tóquio sobre o derretimento das bolsas de valores.

Confira os 2 posts de Trump no X reproduzidos da sua rede social Truth Social.

Fontes: FNN, NHK e X

+ lidas agora

> >

Empregos para abril - 2025 no Japão Contratações urgentes, divididas por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Atriz japonesa é presa em flagrante no hospital por agressão a enfermeira

Publicado em 8 de abril de 2025, em Crime

A atriz Ryoko Hirosue teria agredido a enfermeira que estava cuidando dela depois de ter sofrido um acidente de carro.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Fujiarte - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Casa Própria no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão