Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão amargou segunda maior inflação pós-bolha econômica em 2024

| Economia

A inflação do ano fiscal 2024 foi maior do que a meta do governo e, no começo deste ano, subiu mais ainda.

Unigran Japan 2026
inflação

Alimentos básicos (PM)

O índice nacional de preços ao consumidor (INPC) do Japão, que indica flutuações de preços ou inflação, subiu 2,7% no ano passado. Este é o terceiro ano consecutivo em que ultrapassa 2% desde o período da bolha econômica.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão (SOUMU) anunciou que o INPC para março de 2025, excluindo alimentos frescos, foi de 110,2 pontos, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Este é o quarto mês consecutivo de inflação na faixa de 3%, com o arroz, que teve um aumento notável no preço, de 92,1%.

Além disso, devido a fatores como o iene enfraquecido e as colheitas ruins em seus países de origem, os preços do chocolate e dos grãos de café aumentaram 29,6% e 21,1%, respectivamente.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Embora a taxa tenha sido menor que a do ano fiscal anterior, representa o terceiro ano consecutivo de aumentos superiores a 2% pela primeira vez em 32 anos desde o período da bolha econômica (décadas de 1980 a começo de 90). Além disso, a inflação continua a subir bem acima da meta de 2% definida pelo governo e pelo Banco do Japão.

O INPC é usado para observar as tendências de inflação. Seu cálculo se baseia no preço médio necessário para um conjunto de bens de consumo e serviços, comparado com períodos anteriores.  

São feitos cálculos dos preços dos alimentos e bebidas, moradia, artigos para casa e aluguel, despesas com água, luz e gás, transporte e combustível; e educação.

Em 2023 o país teve INPC de 3,1% e, em 2022, de 2,3%. 

Fonte: JNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo