Japão ordena que Google pare de forçar fabricantes de smartphones a pré-instalarem seus apps

A medida ocorre em meio ao impulso de medidas antitruste contra grandes empresas de tecnologia na União Europeia e nos Estados Unidos, onde reguladores trabalham para reprimir práticas monopolísticas.

O Google considerou o movimento “lamentável” e afirmou que analisaria a ordem cuidadosamente antes de responder (ilustrativa/banco de imagens)

Na terça-feira (15), o órgão regulador da concorrência do Japão ordenou que a gigante norte-americana de tecnologia, Google LLC, interrompesse a prática de exigir injustamente que fabricantes de smartphones pré-instalem seus aplicativos de busca e navegador, infringindo a lei antitruste.

Publicidade

A Comissão de Comércio Justo do Japão pede que a empresa revise seus contratos e evite condutas semelhantes no futuro.

Em sua primeira ordem de cessação e desistência contra uma das gigantes da tecnologia conhecidas como GAFA, a comissão concluiu que a empresa, que domina o mercado de buscas online, havia prejudicado indevidamente a concorrência no país.

O Google considerou o movimento “lamentável” e afirmou que analisaria a ordem cuidadosamente antes de responder. A empresa também argumentou que os fabricantes japonesas de smartphones e operadoras de telecomunicações não são “obrigados a realizar transações” com ela.

Desde julho de 2020, o Google exigiu que seis fabricantes de smartphones que usam seu sistema operacional Android pré-instalassem o aplicativo de busca do Google e o navegador Chrome, posicionando-os em locais designados na tela inicial como condição para oferecer a Google Play Store, de acordo com a comissão.

Esses contratos abrangiam pelo menos 80% dos dispositivos Android vendidos no Japão.

A comissão ordenou que o Google envolvesse advogados e terceiros em suas reformas, com relatórios de progresso a serem submetidos periodicamente ao órgão regulador durante cinco anos.

A medida ocorre em meio ao impulso de medidas antitruste contra grandes empresas de tecnologia na União Europeia e nos Estados Unidos, onde reguladores estão trabalhando para reprimir práticas monopolísticas que sufocam a concorrência, limitam a escolha do consumidor e prejudicam concorrentes menores.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte ventania causa ‘pousos arriscados’ no Aeroporto de Narita

Publicado em 16 de abril de 2025, em Sociedade

No Aeroporto de Narita, aeronaves enfrentaram dificuldades para pousar em meio a condições de rajadas de ventos.

Alguns aviões não conseguiram aterrissar e tiveram que ser redirecionados (YouTube/FNN)

Uma forte ventania afetou amplas áreas do Japão na terça-feira (15), interrompendo viagens aéreas, derrubando árvores em Tóquio e alimentando um incêndio que destruiu casas em Toyama.

Publicidade

No Aeroporto de Narita (Chiba), aeronaves foram vistas enfrentando dificuldades para pousar em meio a condições de rajadas de vento.

Vários aviões oscilavam bruscamente durante a descida, com alguns até “saltando” na pista após tocarem o solo, enquanto outros foram forçados a abortar aterrissagens e tentar novamente.

Velocidades dos ventos chegaram a 19.5m/s. Como resultado, dois voos originários de Guam e da China não conseguiram aterrissar e tiveram que ser redirecionados para os Aeroportos de Haneda (Tóquio) e Kansai (Osaka).

Os fortes ventos foram causados por um vórtice polar de movimento lento, trazendo o que agências de meteorologia descreveram como “tempestade de primavera” em todo o país.

Tóquio registrou seus ventos mais fortes até agora neste ano, com velocidade máxima instantânea de 20.7m/s.

Perto do cruzamento Onarimon ao longo da Hibiya-dori, próximo da Tokyo Tower, uma árvore à beira de estrada foi derrubada pela raiz, levando a restrições no tráfego.

Fonte: News on Japan, FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão