
Essa é a segunda roda dos expostos operada por um hospital no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Uma corporação de bem-estar sediada no distrito de Sumida (Tóquio) anunciou na segunda-feira (31) que disponibilizará uma “roda dos expostos” em um de seus hospitais para aceitar anonimamente crianças cujos pais estão impossibilitados de criá-las, marcando a segunda iniciativa do tipo operada por uma instituição médica no Japão.
De acordo com a corporação de bem-estar social San-ikukai, a “Inochi no Basuketto” (cesto da vida) foi estabelecida no Hospital San-ikukai de 199 leitos no distrito de Sumida (Tóquio) e a instalação aceitará crianças de até 4 semanas de vida.
Essa é a segunda roda dos expostos operada por um hospital no Japão, após a “Konotori no Yurigago” (berço da cegonha) estabilizada pelo Hospital Jikei na cidade de Kumamoto (província homônima) em 2007.

O Konotori no Yurikago em Kumamoto (PR Times)
O San-ikukai também anunciou no mesmo dia que iniciaria o programa “nascimento confidencial, em que mulheres com gestação não planejadas dão à luz apenas após revelarem suas identidades a funcionários do hospital. Até agora, o Hospital Jikei tem sido o único no Japão a oferecer este programa.
Em uma coletiva de imprensa, o diretor executivo da corporação de bem-estar social, Motonobu Nakamura, disse, “Considerando a realidade de casos de abandono, há uma necessidade crescente para proteger mães e crianças. Gostaríamos de iniciar a roda dos expostos como última chance para proteger as vidas de bebês na esperança de que a sociedade se torne um local onde tais esforços não serão necessários no futuro”.
Fundado em 1918, o San-ikukai opera instalações médicas e de bem-estar, assim como centro de cuidados em Tóquio, Nagano e Shizuoka.
Ele lançou o “projeto para proteger as vidas de bebês”, oferecendo consultas anônimas relacionadas à gravidez desde julho de 2024.
Fonte: Mainichi