
Foto ilustrativa de mulher com seu smartphone (PM)
A empresa MMDLabo, de Tóquio, realizou uma pesquisa entre os residentes estrangeiros para saber quais são as operadoras de telefone celular escolhidas.
A motivação para escolher a operadora foi por apresentação de um amigo ou colega, viu um anúncio ou foi até uma loja representante ou quando visitou uma loja de eletroeletrônicos.
Em relação aos gastos mensais, os itens que pesaram foram tarifa barata, dados (de internet) adequados para suas necessidades ou promoção atrativa.
As operadoras que ficaram no top 3 são Rakuten Mobile, SoftBank e DoCoMo, tendo as tarifas e o volume de dados como fatores decisivos.

Ranking (reprodução)
A Rakuten Mobile oferece plano mensal combinado com o sistema de pontos da loja online, o que pode ser um dos atrativos. Além disso, oferece um plano mensal de ¥3.168 ienes, já com imposto, com 20GB, que permite ultrapassar de forma ilimitada, desde que aceite que a velocidade pode ser restrita em horários de pico para oferecer um serviço justo. Além disso, há outros planos mais em conta dependendo do perfil do usuário.
A operadora SoftBank é bem popular entre os residentes estrangeiros e sempre inova em suas campanhas, além de ter staff estrangeiro em lojas conveniadas. Outra vantagem é que oferece planos para a família e também com internet fixa para casa, tornando-os mais em conta. Além disso, como a DoCoMo, oferece serviço 5G para quem mora nas áreas com cobertura.
O Japão é um país que tem, além das 3 grandes operadoras – DoCoMo, SoftBank e au – as que oferecem planos baratíssimos, algumas dessas mesmas empresas, portanto, tem um leque de opções nesse mercado tão competitivo.

Reprodução
Fonte: divulgação