
A política japonesa pediu que assim como papel higiênico, absorventes também fosse disponibilizados gratuitamente em banheiros públicos (ilustrativa/banco de imagens)
Uma membra da assembleia provincial de Mie revelou que recebeu ameaças de morte após pedir para disponibilizar absorventes em banheiros públicos femininos.
Ayaka Yoshida, de 27 anos, membra do Partido Comunista japonês, disse na segunda-feira (31) que apresentou um relatório de danos junto à delegacia de Tsu devido às ameaças por email, as quais foram aceitas pela polícia.
De acordo com Yoshida e a secretaria da assembleia provincial, entre 20h de 28 de março e 16h de 31, um total de 8 mil mensagens por email chegaram à secretaria vindos do mesmo endereço em intervalos de 1 minuto.
Os emails eram intitulados, “Vou matar a membra da assembleia Ayaka Yoshida, que não traz absorventes de emergência com ela enquanto seja velha o suficiente para saber disso melhor!” e o texto também fez referência a assassinato.
Yoshida publicou no X em 25 de março, “Eu estava desprevenida quando minha menstruação veio e não havia absorventes no banheiro da prefeitura de Tsu, assim como papel higiênico, quero que absorventes sejam disponibilizados em todos os lugares”.
Após ter sido contatada pela secretaria da assembleia em 31 de março, Yoshida realizou uma coletiva de imprensa na sede do governo provincial, onde ela declarou, “Estou com muito medo. Venho me engajando em minhas obrigações para cumprir minha responsabilidade como membra da assembleia provincial e esses emails me intimidam. Espero que a polícia conduza uma investigação rigorosa”.
Fonte: Mainichi