Preço do arroz em supermercados no Japão continua alto

Apesar do início das vendas dos estoques nacionais, os preços do arroz em supermercados no Japão continuam nas alturas.

Empregos no Japão - Konishi Sangyo

O preço estendeu a tendência de alta pela 13ª semana consecutiva (ilustrativa/banco de imagens)

Os preços do arroz continuaram a subir em supermercados em todo o Japão, apesar da chegada de estoques nacionais recém-liberados nas prateleiras dos estabelecimentos.

Publicidade

Segundo o Ministério da Agricultura, o preço médio de um pacote de 5Kg foi de ¥4.206 (incluindo imposto) para a semana até 30 de março.

O número é baseado na pesquisa semanal do governo com cerca de mil supermercados.

O preço estendeu a tendência de alta pela 13ª semana consecutiva.

A revelação semanal mais recente na segunda-feira (7) ocorre após arroz que foi liberado dos estoques nacionais, e vendido em leilões, ter sido disponibilizado nas prateleiras dos estabelecimentos desde o fim de março.

Funcionários do ministério dizem que a proporção de arroz estocado do governo nos mercados é pequena durante a mais recente pesquisa.

Os preços do arroz mais que dobraram ante o ano anterior, enquanto as vendas diminuíram em 3,1% em comparação há 1 ano.

O pesquisador chefe no Instituto de Distribuição Econômica do Japão, Shunsuke Orikasa, que é especialista em distribuição de arroz, sugeriu que o grão está com fornecimento muito escasso basicamente e que a quantidade liberada dos estoques não foi suficiente para preencher a demanda.

Ele disse que os preços continuam altos porque a indústria como um todo está sentindo que os fornecimentos de arroz ainda são insuficientes.

Ele acrescentou que os preços no varejo provavelmente continuarão no nível atual ou terão uma leve queda, visto que é a época do ano quando os estoques de arroz estão normalmente escassos até que novas safras comecem a circular.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ishiba e Trump conversam por telefone sobre o tarifaço de 25%

Publicado em 8 de abril de 2025, em Política

Os dois líderes, Ishiba e Trump, tiveram uma conversa telefônica e depois o presidente americano criticou a postura do Japão nas redes sociais.

Ishiba

Primeiro-ministro do Japão e presidente americano (NHK)

O primeiro-ministro Shigeru Ishiba conversou com o presidente Donald Trump por telefone, na noite de segunda-feira (7), por volta das 21h, no horário de Tóquio, para pedir revisão do tarifaço.

Publicidade

Ressaltou a importância de ampla cooperação que beneficie ambos os lados, incluindo expansão dos investimentos, no lugar da tarifa unilateral imposta pelo presidente americano. Trump e Ishiba concordaram em continuar as discussões nomeando um ministro de cada país, durante a conversa de cerca de 25 minutos.

“Como o Japão tem sido o maior investidor mundial nos Estados Unidos por 5 anos consecutivos, estou profundamente preocupado que esse tarifaço (25% para a indústria automotiva e 24% para outros produtos) reduza a capacidade de investimento das empresas japonesas”, disse Ishiba.

 “O presidente Trump expressou sua compreensão franca da situação em que os Estados Unidos se encontram atualmente na economia internacional. O Japão instará fortemente a rever suas medidas por meio de discussões”, declarou Ishiba aos repórteres após sua conversa.

Questionado sobre quando visitará os Estados Unidos disse que “estou considerando no momento mais apropriado, dependendo do progresso das discussões entre os ministros relevantes”.  

Ishiba enfrentará dura batalha, pois o Japão ‘tratou a América muito mal’, diz Trump

Ishiba

Primeiro-ministro do Japão (NHK)

Trump citou Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro e assassinado, dizendo que o apreciava muito e tinha boas relações durante o seu primeiro mandato, quando do anúncio do Dia da Libertação, data de anúncio do tarifaço em 2 deste mês.

Mas, não falou nada sobre Ishiba, ao contrário, mencionou as altas tarifas impostas pelo lado japonês em relação ao arroz, de 700%. Mas, na realidade não chega a esse percentual.

“Tratou os Estados Unidos muito mal em termos de comércio”, citando o Japão na sua rede social, por volta das 22h30 (horário de Tóquio).

“Países de todo o mundo estão falando conosco. Parâmetros duros, mas justos, estão sendo definidos. Falei com o primeiro-ministro japonês esta manhã. Ele está enviando uma equipe de ponta para negociar! Eles trataram os EUA muito mal no comércio.

Eles não pegam nossos carros, mas nós pegamos MILHÕES deles. Da mesma forma, a agricultura e muitas outras ‘coisas’. Tudo tem que mudar, mas especialmente com a CHINA!!!”, escreveu.

Além disso, por volta das 22h30, no horário de Tóquio, fez outra publicação, que traduzida seria o seguinte texto: “Os Estados Unidos têm uma chance de fazer algo que deveria ter sido feito DÉCADAS ATRÁS. Não seja fraco! Não seja estúpido! Não seja um PANICANO (Um novo partido baseado em pessoas fracas e estúpidas!). Seja forte, corajoso e paciente, e a GRANDEZA será o resultado!”.

“As taxas estão despencando, os preços do petróleo estão despencando, a desregulamentação está acontecendo. O presidente Trump não vai ceder…”, postou às 23h38 do horário de Tóquio sobre o derretimento das bolsas de valores.

Confira os 2 posts de Trump no X reproduzidos da sua rede social Truth Social.

Fontes: FNN, NHK e X

.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
FUJIARTE - Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Fujiarte - Empregos no Japão
Casa Própria no Japão