
O preço estendeu a tendência de alta pela 13ª semana consecutiva (ilustrativa/banco de imagens)
Os preços do arroz continuaram a subir em supermercados em todo o Japão, apesar da chegada de estoques nacionais recém-liberados nas prateleiras dos estabelecimentos.
Segundo o Ministério da Agricultura, o preço médio de um pacote de 5Kg foi de ¥4.206 (incluindo imposto) para a semana até 30 de março.
O número é baseado na pesquisa semanal do governo com cerca de mil supermercados.
O preço estendeu a tendência de alta pela 13ª semana consecutiva.
A revelação semanal mais recente na segunda-feira (7) ocorre após arroz que foi liberado dos estoques nacionais, e vendido em leilões, ter sido disponibilizado nas prateleiras dos estabelecimentos desde o fim de março.
Funcionários do ministério dizem que a proporção de arroz estocado do governo nos mercados é pequena durante a mais recente pesquisa.
Os preços do arroz mais que dobraram ante o ano anterior, enquanto as vendas diminuíram em 3,1% em comparação há 1 ano.
O pesquisador chefe no Instituto de Distribuição Econômica do Japão, Shunsuke Orikasa, que é especialista em distribuição de arroz, sugeriu que o grão está com fornecimento muito escasso basicamente e que a quantidade liberada dos estoques não foi suficiente para preencher a demanda.
Ele disse que os preços continuam altos porque a indústria como um todo está sentindo que os fornecimentos de arroz ainda são insuficientes.
Ele acrescentou que os preços no varejo provavelmente continuarão no nível atual ou terão uma leve queda, visto que é a época do ano quando os estoques de arroz estão normalmente escassos até que novas safras comecem a circular.
Fonte: NHK