
Colocando as cordas (SBS)
A cidade de Hamamatsu (Shizuoka) é famosa pelo seu festival de pipas, um dos maiores eventos da província. Para comemorar o 130.º aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, decidiu-se confeccionar uma bela obra.
Hamamatsu abriga cerca de 10 mil residentes brasileiros, a maior concentração do Japão.
No sábado (26), cerca de 50 pessoas – japoneses e brasileiros – se reuniram para a tarefa de prender as cordas a fim de ajustá-las para uma bela subida.

Cordas todas amarradas e colocadas para voar alto (SBS)
“O mais importante é prender o fio. Foi um pouco difícil, mas ficou maravilhoso”, exclamou o brasileiro Alexandro da Silva.
“Estou muito feliz de participar do Festival de Hamamatsu”, disse o cônsul Adelmo Garcia.
A pipa que simboliza esse laço de amizade, tem parte das bandeiras dos países na estampa, irá voar junto com as demais no festival tradicional que ocorre anualmente desde 1717.
Festival de Hamamatsu
浜松まつり

Cena do festival (reprodução)
- Datas: 3, 4 e 5 de maio, no feriado da Golden Week
- Haverá ônibus direto da Estação de Hamamatsu e do estacionamento temporário do Parque Iida para o local do evento, em Nakatajima
- Workshop para aprender a fazer pipas pequenas
- Horários dos eventos (toque aqui para abrir o guia)
- Página web do evento (toque aqui)
Fontes: divulgação e SBS