Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Sabia do terremoto Hokkaido-Sanriku que prenuncia outro grande sismo?

| Prevenção

Segundo os sismólogos, a cada 2 anos acontece um forte terremoto de magnitude 7,0 ou superior na região de Tohoku, no Japão. Um deles, o Hokkaido-Sanriku, pode ser precursor de um grande sismo. Conheça.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter
Hokkaido-Sanriku

Área onde pode ocorrer o terremoto precursor de outro muito forte (SBS)

O temido terremoto Nankai Troughde Shizuoka a Kyushu – é frequentemente noticiado, mas sabia que existe um outro pouco falado, mas tão devastador quanto esse? É o Hokkaido-Sanriku

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O Grande Terremoto ao Leste do Japão ocorrido há 14 anos causou danos imensuráveis na região e em todo o país. Acontece que dois dias antes ocorreu um terremoto de magnitude 7,3, com epicentro na costa de Sanriku. Depois de muitos estudos, após alguns anos do registrado em 2011, soube-se que o de Sanriku foi um precursor, mas na ocasião não se sabia disso. 

O “Alerta Extraordinário de Informações sobre o Terremoto Hokkaido-Sanriku” começou a ser operado em dezembro de 2022 para fins de prevenção de desastres, já que pode ser um precursor.

São destacados dois pontos importantes para ser divulgado esse alerta:

  1. Se ocorrer um terremoto de Mw (magnitude de momento) 7,0 ou superior na área costeira do Pacífico do norte do Japão
  2. Se ocorrer um terremoto de magnitude superior ao padrão, mesmo que seja fora desse local será feito o anúncio

Como o Japão é um país suscetível a terremotos, a população deve estar preparada com as medidas em caso de desastre, como móveis bem fixados, não deixar que objetos possam cair sobre a cabeça ou corpo enquanto dorme, mochila de emergência, capacetes para a família e no trabalho, entre outras, frequentemente divulgadas. Além disso, é importante saber onde poderá se abrigar e as rotas de fuga. 

Enfim, é preciso estar preparado em caso de anúncio prévio de emergência, de ocorrência de um terremoto (alguns segundos antes) ou de tsunami (alguns minutos antes). 

Conscientização do “Alerta Extraordinário de Informações sobre o Terremoto Hokkaido-Sanriku”

Embora a conscientização sobre as “Informações de Emergência sobre o Terremoto Nankai Trough” tenha aumentado, as do “Alerta Extraordinário de Informações sobre o Terremoto Hokkaido-Sanriku”, ainda sem muita divulgação e a baixa conscientização continuam sendo um problema.

A área onde pode ocorrer esse forte terremoto é na costa de Hokkaido e parte de Tohoku (SBS)

Como o nome é muito longo, 北海道・三陸沖後発地震注意情報, em japonês, e também na tradução livre, o Ministro da Gestão de Desastres sugeriu criar um que fosse de fácil compreensão para o público e instruiu a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) a considerar a mudança. 

Afinal, os especialistas (sismólogos) dizem que não seria surpreendente se o primeiro anúncio acontecesse em algum momento. 

“Na região Tohoku um terremoto de magnitude 7 ocorre a cada dois anos. Já se passaram 2  anos desde que o sistema entrou em operação, mas pode acontecer a qualquer momento. Gostaria de ver inspeções regulares mais rigorosas”, destacou o professor Fumihiko Imamura, do Instituto Internacional de Pesquisa em Ciências de Desastres, da Universidade de Tohoku. 

Também reforçou que todos devem estar sempre preparados para qualquer emergência.

Fonte: SBS 


+ lidas agora

> >

Empregos para junho - 2025 no Japão Contratações urgentes, divididas por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Taxa de recepção da NHK: 2 prefeituras de Aichi devem 16 milhões de ienes

Publicado em 30 de abril de 2025, em Sociedade

Duas prefeituras de Aichi descobriram que estão em dívida com a NHK por causa de dispositivos que podem receber a programação mas não tinham contrato.

NHK

Navegador com opção de assistir à tevê (Tokai TV)

De acordo com a Prefeitura de Shinshiro (Aichi), em anúncio feito na terça-feira (29), 66 veículos oficiais da cidade e caminhões de bombeiros equipados com navegador capaz de receber transmissões de tevê não tinham contratos de recepção com a NHK.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O maior período sem contrato é de 19 anos, e o valor total não pago, incluindo os smartphones capazes de receber transmissões de tevê, chega a 12,2 milhões de ienes.

Além disso, outra prefeitura, a de Toyokawa (Aichi), também anunciou no dia anterior, na segunda-feira (28), que tem dívidas semelhantes em relação às taxas da NHK, totalizando mais de 4,12 milhões de ienes.

Esses casos foram descobertos após uma investigação conduzida em cada uma das prefeituras, depois que diversos governos locais em todo o país também o fizeram.

A taxa de recepção da rede estatal é obrigatória, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que tenham aparelhos de tevê, navegador, aplicativo no smartphone, tablet ou outro dispositivo, de acordo com a Lei de Radiodifusão

Fonte: Tokai TV

logo