
Essa é a 13ª vez que o Changi ficou em primeiro lugar, um recorde na história da premiação que começou em 2000 (banco de imagens)
O Aeroporto de Changi, em Singapura, foi nomeado o melhor do mundo em 2025 pela empresa de consultoria de aviação sediada em Londres, a Skytrax, recuperando o título do Hamad do Qatar, que ficou no topo em 2024.
Essa é a 13ª vez que o Changi ficou em primeiro lugar, um recorde na história da premiação que começou em 2000.
O Aeroporto de Changi também conquistou os títulos de Melhor Aeroporto na Ásia, Melhor Aeroporto que atende 60 a 70 milhões de passageiros, Melhor Aeroporto com Experiência de Gastronomia e Aeroporto com os Melhores Banheiros, na cerimônia realizada em Madri, na Espanha, na quarta-feira (9).
O Aeroporto Internacional de Hamad ficou em 2º, seguido pelo Aeroporto Internacional de Haneda em 3º, o Aeroporto Internacional de Incheon em 4º e o Aeroporto Internacional de Narita em 5º.
As premiações foram baseadas em uma pesquisa global conduzida pela Skytrax. Mais de 13 milhões de usuários de aeroportos de mais de 100 países responderam a uma pesquisa entre agosto de 2024 a fevereiro de 2025.
Foi solicitado aos viajantes que avaliassem aeroportos de acordo com suas experiências em pontos diferentes – do check-in, chegada, transferência, compras, segurança e imigração a partida nos portões.
A Skytrax lançou sua primeira pesquisa global de satisfação do cliente em 1999 e realizou o primeiro World Airport Awards em 2000.
O Aeroporto de Changi foi o vencedor inaugural da premiação e também tem a mais longa sequência de vitórias consecutivas, ficando no topo por 8 anos seguidos, de 2013 a 2020.
Em 2021 e 2022, ele ficou atrás do Aeroporto de Hamad e do Aeroporto de Haneda, respectivamente. Em 2023, o Changi reconquistou o título, mas ficou em 2º, atrás do Hamad, em 2024.
Lista dos melhores aeroportos do mundo da Skytrax (em negrito os aeroportos no Japão):
- Aeroporto de Changi (Singapura)
- Aeroporto Internacional de Hamad (Qatar)
- Aeroporto Internacional de Haneda (Japão)
- Aeroporto Internacional de Incheon (Coreia do Sul)
- Aeroporto Internacional de Narita (Japão)
- Aeroporto Internacional de Hong Kong (Hong Kong)
- Aeroporto Paris Charles de Gaulle (França)
- Aeroporto Internacional de Roma (Itália)
- Aeroporto de Munique (Alemanha)
- Aeroporto de Zurique (Suíça)
- Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes Unidos)
- Aeroporto de Helsinque-Vantaa (Finlândia)
- Aeroporto Internacional de Vancouver (Canadá)
- Aeroporto de Istambul (Turquia)
- Aeroporto Internacional de Viena (Áustria)
- Aeroporto de Melbourne (Austrália)
- Aeroporto Internacional Chubu-Centrair (Japão)
- Aeroporto de Copenhague (Dinamarca)
- Aeroporto de Amsterdã-Schipol (Holanda)
- Aeroporto Internacional de Barém (Barém)
Fonte: Straits Times