
Os indivíduos afetados, tanto homens como mulheres, apresentaram sintomas incluindo diarreia, vômito e febre (ilustrativa/banco de imagens)
Um total de 72 pessoas relatou sintomas de intoxicação alimentar após comerem bentô (marmita) de um local onde se preparam refeições para venda na província de Tochigi, com a confirmação de que 1 delas morreu.
Autoridades locais identificaram a causa como surto de norovírus.
De acordo com autoridades da província de Tochigi, o incidente envolveu refeições preparadas e servidas em 9 de abril por um serviço de catering chamado Kikyo na cidade de Tochigi.
Os indivíduos afetados, tanto homens como mulheres, apresentaram sintomas incluindo diarreia, vômito e febre.
Como norovírus foi detectado na investigação, o governo provincial designou oficialmente o caso como incidente de intoxicação alimentar em massa e ordenou a suspensão das operações do estabelecimento.
Dois dos 72 indivíduos foram hospitalizados. Enquanto uma ligação direta com a intoxicação alimentar ainda tenha que ser confirmada, um dos pacientes hospitalizados – um idoso na faixa dos 80 anos – morreu.
Uma mulher que consumiu bentô da Kikyo na tarde de 9 de abril e posteriormente apresentou vômitos intensos e diarreia, deu uma entrevista descrevendo sua condição.
“Eu estava com muita náusea e corri para o banheiro. Comecei a vomitar com tal força que simplesmente não parava. Eu mal podia respirar”, disse ela.
No local de trabalho da mulher, pelo menos 4 pessoas teriam sofrido sintomas consistentes com intoxicação alimentar após comerem o mesmo tipo de bentô.
Em uma declaração, o estabelecimento pediu desculpas e disse que “faria todos os esforços para restaurar seu sistema de gestão de higiene e reconquistar confiança pública”.
Fonte: News on Japan