
As vendas anuais se mantiveram abaixo de 5 milhões desde o ano fiscal de 2020 quando a crise da covid-19 começou (ilustrativa/banco de imagens)
As vendas de veículos novos no Japão aumentaram no ano fiscal de 2024 pelo terceiro ano consecutivo, apesar de suspensões em produção de principais montadoras.
Grupos da indústria automobilística dizem que 4.575.705 unidades foram vendidas no ano até março, representando alta de 1% ante o período anterior de 12 meses.
As vendas de carros de passageiros regulares, caminhões, ônibus e outros veículos aumentaram 1.6%, totalizando 2.948.294 unidades. A comercialização de veículos leves (kei jidosha) subiu 0.1%, totalizando 1.627.411.
Algumas montadoras tiveram que suspender produção após falsificações de dados de testes terem vindo à tona, mas vendas se recuperaram no segundo semestre do ano com a introdução de novos modelos.
As vendas anuais se mantiveram abaixo de 5 milhões desde o ano fiscal de 2020 quando a crise da covid-19 começou.
Grupos da indústria automotiva dizem que a perspectiva é incerta, visto que uma explosão no mês passado em uma fábrica de autopeças forçou algumas montadoras a cortarem produção.
Fonte: NHK