
O Monte Kanlaon, um vulcão ativo que abrange as províncias de Negros Ocidental e Negros Oriental no país no sudeste Asiático, é um dos muitos vulcões ativos nas Filipinas (YouTube/10 NewsFirst)
Um vulcão nas Filipinas entrou em erupção na manhã desta terça-feira (8), lançando uma coluna de cinzas a cerca de 4Km de altura, disse a agência de sismologia.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) disse que o nível de alerta 3 foi mantido em vigor sobre o Monte Kanlaon, desde dezembro de 2024 após um evento explosivo anterior.
O nível 3, de uma escala que vai até 5, significa que há risco aumentado de fluxos de lava e o potencial de uma erupção perigosa dentro de semanas.
O Monte Kanlaon, um vulcão ativo que abrange as províncias de Negros Ocidental e Negros Oriental no país no sudeste Asiático, é um dos muitos ativos nas Filipinas.
O diretor do Phivolcs, Teresito Bacolcol, disse à rádio DWPM que há uma possibilidade do nível de alerta ser elevado ou reduzido nos próximos dias, dependendo de quão rápido o magma subir para a superfície.
Uma descida mais rápida pode desencadear uma erupção mais intensa, levando a uma escalada para o nível de alerta 4, enquanto uma desaceleração ou pausa no movimento do magma pode levar a um rebaixamento para o nível de alerta 2, disse Bacolcol.
A nação no Sudeste Asiático fica no “Anel de Fogo” do Pacífico onde atividade vulcânica e terremotos são comuns.
Fonte: Asia One