
Bombeiros no local onde os trabalhadores desmaiaram (NHK)
Três trabalhadores foram encontrados desmaiados, possivelmente pelo contato com o amianto, em uma obra de demolição de uma casa na cidade de Sakai (Osaka) e foram transportados ao hospital, mas um deles, na faixa dos 50 anos, está em estado de coma.
Os dois outros, na faixa dos 20 anos, ficaram temporariamente inconscientes mas já voltaram ao normal.
Segundo a polícia, por volta das 11h de terça-feira (27), os bombeiros que foram acionados avisaram o 110 informando da ocorrência.
Artigos relacionados
A primeira situação observada depois de socorrer os trabalhadores foi que havia amianto, ou também conhecido como asbesto, sendo retirado, material que já não pode ser utilizado no Japão.
Segundo a polícia, estava sendo realizado o trabalho de retirada do amianto e os três trabalhadores desmaiaram quando um gerador foi ligado.
As circunstâncias exatas ainda estão sob investigação.
Por que o uso do amianto foi proibido no Japão

Foto ilustrativa de telha de asbesto (Wikimedia)
O uso do asbesto na construção civil foi proibido no Japão porque suas fibras, extremamente finas, são facilmente transportadas pelo ar, além de serem fortes e resistentes a mudanças.
Isso faz com que sejam facilmente inalados e, mesmo depois de se fixarem nos pulmões, não são decompostos no corpo, causando inflamação e doenças, como tumor nos pulmões, além de afetar o fígado e o estômago, e o pericárdio que cobre o coração.
Fontes: NHK e NTV







