
Koizumi em comitê parlamentar comenta sobre a situação do arroz (Imagem: Nikkei)
O ministro da Agricultura do Japão, Koizumi, anunciou no dia 28 que, a partir da próxima semana, o arroz estocado de 2021 estará disponível ao preço de 2.000 ienes por 5 kg em várias lojas.
O governo decidiu alterar o sistema de distribuição, priorizando contratos com pequenos e médios comerciantes, como forma de melhorar a acessibilidade e reduzir preços.
Durante uma sessão do Comitê de Agricultura, Florestas e Pesca na Câmara dos Representantes, Koizumi afirmou que “até o início da próxima semana, arroz estocado será vendido nas lojas por 2.000 ienes“, demonstrando confiança na eficácia dos novos contratos diretos.
Artigos relacionados
Desde março, o governo enfrenta críticas devido ao altos preços do arroz nos leilões competidos e aos atrasos para que o produto chegasse até o consumidor final. Com os novos contratos iniciados em 26 de maio para grandes varejistas, a expectativa é que o arroz esteja disponível até a primeira semana de junho.
Segundo informações do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, as demandas já atingiram 150 mil toneladas em 27 de maio, com grandes redes de supermercados e plataformas de compras online demonstrando interesse. O número inicial de cerca de 70 empresas foi revisado para aproximadamente 60 após nova avaliação, sem divulgação pública dos nomes, embora empresas como FamilyMart e LINE Yahoo tenham se manifestado.
Para o arroz de 2021, vendido para pequenas e médias lojas, o preço por contrato direto é de ¥10.080 por 60 kg de arroz integral, mais barato que os ¥11.010 do arroz de 2022. Estima-se que o preço de venda nas lojas será de aproximadamente 1.800 ienes por 5 kg.
Veja também: Governo lança arroz no mercado com uma estratégia única
Fonte: Yomiuri







