
Ataques de phishing no Japão disparam com o uso de inteligência artificial, segundo relatório (ilustrativa/banco de imagens)
Uma empresa de cibersegurança dos EUA informa que o número de e-mails de phishing que visam pessoas no Japão aumentou acentuadamente.
Ela diz que programas de inteligência artificial (IA) generativa e outras tecnologias estão permitindo que golpistas superem as barreiras do idioma que serviam como medidas de defesa no passado.
A Proofpoint diz que o número de e-mails de phishing endereçados a pessoas no Japão começou a aumentar por volta de dezembro de 2024 e então cresceu acentuadamente neste ano.
Quando as pessoas clicam em links exibidos em e-mails de phishing, elas são direcionadas a sites falsos, e suas informações pessoais podem ser roubadas.
A empresa de cibersegurança diz que analisou cerca de 600 milhões de e-mails fraudulentos detectados em todo o mundo no mês de abril. Ela descobriu que 83,6% deles visavam pessoas no Japão.
Em muitos casos, pessoas que se passam por representantes de companhias de segurança tentaram roubar dados de log-in e senhas de clientes, para que pudessem ganhar acesso a contas.
Corretoras japonesas dizem que houve muitos casos neste ano em que um golpista conseguiu assumir a conta de um cliente e então usá-la para se engajar em transações fraudulentas.
A empresa de cibersegurança diz que as pessoas não devem clicar ou tocar em links de e-mails suspeitos ou inserir senhas ou informações pessoais.
É recomendado pela empresa o uso de autenticação multifator com identificação biométrica.
Yukimi Sohta da Proofpoint disse que a língua japonesa, anteriormente, servia como barreira. Ela citou que tecnologia de IA generativa e outras ferramentas removeram o obstáculo e facilitaram para que golpistas visassem pessoas no Japão.
Sohta disse que mais medidas precisam ser tomadas contra e-mails de phishing.
Fonte: NHK