
Foto ilustrativa de pessoa lavando o arroz (PM)
O preço médio do arroz vendido em supermercados em todo o país na semana que terminou em 11 deste mês foi de 4.268 ienes por um pacote de 5 quilos, incluindo imposto sobre o consumo, mostrando um aumento de 54 ienes em relação à semana anterior. Os preços tinham caído pela primeira vez em 18 semanas, mas agora subiram novamente.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF) compila os preços de venda do arroz em aproximadamente mil supermercados em todo o país e os publica semanalmente.
Na semana passada, os preços mostraram queda pela primeira vez em 18 semanas, mas isso durou pouco. Agora subiram novamente e são cerca de duas vezes mais caros do que no mesmo período do ano passado.
Na análise mais detalhada, incluindo imposto sobre consumo, os preços médios dependem da variedade.
- O arroz de marca com origem e variedade únicas custava 4.434 ienes, 36 ienes a mais do que na semana anterior
- O chamado arroz misturado (blended), composto de origens de regiões diferentes e de variedades diferentes, passou a custar em média 3.895 ienes, 54 ienes a mais do que na semana anterior

Gráfico mostra o aumento dos preços do pacote de arroz, desde julho de 2024 até o momento, comparando-os ao mesmo período dos anos anteriores (NHK)
As vendas de arroz nos supermercados – até 11 deste mês – aumentaram 8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os pacotes de arroz de marca, chamados de “meigara” representam 69% das vendas e os “misturados” têm a fatia de 31% das vendas.
“Em muitos casos, o arroz misturado contém aquele que estava estocado. Mas desta vez, além do arroz de marca, o preço do misturado que não contém o estocado aumentou, o que pode ter elevado o preço geral”, disse um porta-voz do MAFF.
Preços devem estabilizar e não há necessidade de comprar arroz por pânico

Foto ilustrativa de escassez do arroz, devido à compra por pânico (PM)
Em relação às medidas de melhoria anunciadas pelo MAFF na semana passada para facilitar a distribuição de arroz, Kimio Inagaki, diretor de pesquisa do Instituto de Pesquisa Mitsubishi, afirmou: “Acredito que a política do ministério desta vez seja liberar o arroz estocado o mais rápido possível, então podemos esperar que se acelere a partir de agora.
Se o arroz estocado puder ser liberado sem problemas durante o processo de distribuição, acredito que é seguro dizer que os preços se estabilizem”.
Com base nisso, há dois cenários para perspectivas futuras de preços: um em que os preços permanecem altos e outro em que eles começam a cair.
“Pode haver alguma escassez de arroz, então você pode comprar mais quando parece ser um pouco mais barato. Mas, como o arroz estocado terá pelo menos um certo efeito estabilizador, provavelmente não há necessidade de compras por pânico”, alertou o especialista.
Fonte: NHK