
Mulher transpirando (PM)
Para quem gosta de calor pode comemorar, pois o sol deverá voltar a brilhar na terça-feira (13), fazendo as temperaturas subirem, especialmente na área central do arquipélago.
Como esse é um período em que o corpo ainda não está acostumado ao calor, é importante ficar atento à insolação.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), estão previstos céu nublado e chuva, de Tohoku a Kinki, na segunda-feira (12). A partir de terça-feira, o tempo estará ensolarado em todo o país, com temperaturas máximas previstas em torno de 25 graus em muitas áreas, exceto Hokkaido. A temperatura máxima deve chegar a 29 ou 30 graus em algumas áreas como Fukushima, Fukui, Kofu e Quioto.
A previsão meteorológica indica que entre sexta-feira e domingo, o guarda-chuva será necessário, de Kanto a Kyushu.
Sabe da importância da aclimatação ao calor?
A insolação ocorre quando o corpo não consegue regular adequadamente sua temperatura e o calor se acumula internamente, causando sintomas como tontura, vertigem, náusea e cãibras nos braços e pernas. Em casos graves, pode causar perda de consciência. Desde 2010, o número de mortes anuais por insolação ultrapassou 1,5 mil em alguns anos.
As medidas preventivas incluem passar tempo em locais frescos e repor líquidos e sal com frequência.
Além disso, nos últimos anos, a aclimatação ao calor, um método de acostumar o corpo ao calor, vem atraindo atenção. Antes que o verão chegue, uma maneira de lidar com isso é suar com exercícios moderados e tomar banho, além de se acostumar com o aumento da temperatura.
De acordo com a AMJ, a aclimatação bem-sucedida facilita a transpiração e evita a elevação da temperatura no corpo. Leva de vários dias a duas semanas para as pessoas se acostumarem ao calor, por isso é recomendável que você comece a fazê-lo desde maio.
Especificamente, a iniciativa inclui 15 minutos de corrida ou 30 minutos de caminhada, pelo menos 5 vezes por semana; ou 30 minutos de exercícios moderados, como treinamento de força e alongamento, também 5 vezes por semana; 30 minutos de ciclismo 3 vezes por semana; e tomar banho de banheira (ofuro) em vez de apenas tomar banho de chuveiro, pelo menos 3 vezes por semana.
A dica é não exagerar. Seria contraproducente tentar se acostumar com as altas temperaturas se acabar sofrendo de insolação. É preciso ficar atento ao corpo e ir se acostumando gradativamente.

Reprodução do WeatherMap
Fontes: WeatherMap e Mainichi