Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

China impulsiona produção militar russa com videogames: entenda

| Tecnologia

O aumento na exportação de consoles de jogos da China para a Rússia levanta suspeitas de uso militar. Especialistas sugerem que consoles possam estar sendo convertidos para operar drones militares.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

Imagem: NHK

A exportação de consoles de jogos da China para a Rússia aumentou significativamente, de acordo com uma análise da NHK. Com o avanço da invasão russa à Ucrânia, analistas suspeitam que controles de consoles estejam sendo usados para operar drones militares.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O presidente russo, Vladimir Putin, revelou que a produção de drones militares cresceu em mais de dez vezes nos últimos anos.

Dados divulgados pelas autoridades alfandegárias chinesas, analisados pela NHK, mostram que o valor das exportações de consoles de jogos, controles e acessórios da China para a Rússia atingiu cerca de US$ 95 milhões, aproximadamente 13 bilhões de ienes, no ano passado.

Este número é quase sete vezes maior em comparação com o início da invasão ucraniana em 2022. No primeiro trimestre deste ano, o valor das exportações triplicou em relação ao mesmo período de 2022.

Segundo Olena Bilousova, do centro de estudos econômicos da Universidade de Kiev, “é improvável que a demanda civil por consoles de jogos tenha aumentado drasticamente na Rússia, que enfrenta sanções econômicas severas”. Ela sugere que os controladores recebidos da China tenham uma aplicação militar.

Além disso, Bilousova destacou que a relação próxima entre a Rússia e a China permite à Rússia ter acesso direto a esses dispositivos, sem incorrer nos custos adicionais que poderiam vir de outras fontes submetidas a sanções.

De fato, a União Europeia, o Reino Unido e o Japão anunciaram restrições à exportação de equipamentos como controladores para a Rússia por serem considerados de possível uso militar.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China reafirmou que o país nunca forneceu armas letais a nenhuma das partes em conflito e que administra com rigor produtos de uso duplo.

Oposição firme a acusações infundadas e manipulações políticas” foram as palavras do porta-voz ao ser questionado pela NHK.

A declaração, contudo, não esclareceu as medidas específicas a respeito das exportações de equipamentos ligados aos consoles de jogos.

Fonte: NHK


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Idosa de 80 anos presa por tentativa de homicídio contra ex-marido

Publicado em 8 de maio de 2025, em Sociedade

A idosa confessou ter atacado o ex-marido com uma faca de sushi após uma discussão. O homem foi encontrado ferido e hospitalizado, mas não corre risco de morte, segundo a polícia.

Osaka: Mulher de 80 anos ataca ex com faca de sushi (ilustrativa/banco de imagens)

Uma mulher de 80 anos foi presa pela polícia em Sakai (Osaka) sob suspeita de tentar matar seu ex-marido ao esfaqueá-lo.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A polícia disse que recebeu uma ligação de Yoshiko Ito por volta das 16h de terça-feira (6) na qual ela disse ter esfaqueado seu ex-marido, divulgou o jornal Sankei.

Quando a polícia foi à residência encontrou a vítima de 81 anos caída na varanda, com um ferimento a faca nas costas. Ito, que ainda morava com seu ex-marido, foi presa no local.

A vítima foi levada ao hospital e não corre risco de morte, disse a polícia.

“Fui para cima do meu ex-marido pelas costas com uma faca de sushi após uma discussão, mas não tinha a intenção de matá-lo”, disse Ito à polícia.

Fonte: Japan Today

logo