Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Cientistas no Japão desvendam mistério sobre a cor da pelagem dos calicos

| Sociedade

Cientistas japoneses desvendaram o mistério da pelagem tricolor dos gatos calicos, abrindo portas para estudos sobre a relação entre cores e personalidade felina.

Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Pesquisadores japoneses revelam segredo genético por trás dos gatos tricolores (ilustrativa/banco de imagens)

Pesquisadores no Japão dizem que desvendaram um mistério de longo tempo sobre a cor dos gatos calicos, conhecidos pela sua pelagem preta, branca e laranja.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A equipe inclui Hiroyuki Sasaki, professor destacado no Instituto da Universidade de Kyushu para Estudo Avançado.

Quase todos os calicos tricolores são fêmeas, mas o gene que determina as cores das pelagens preta e laranja tem sido um mistério desde que estudos completos começaram há mais de 60 anos.

Os pesquisadores analisaram e compararam os genes dos gatos calicos e de outros tipos. Eles identificaram um gene chamado ARHGAP36 no cromossomo X ligado ao sexo biológico e dizem que ele é o gene que produz as cores preto e laranja.

Eles também dizem que quando esse gene sofre mutação, ele afeta a produção de proteínas, fazendo com que a pelagem preta fique laranja. Se um gato também tem um gene para pelagem branca, ele terá segmentos de preto, branco e laranja.

Os pesquisadores, todos apaixonados por gatos, disseram que tiveram cuidados extras em não machucar seus felinos ao usarem amostras de sangue coletadas em clínicas veterinárias.

A equipe levantou ¥10 milhões (US$68,5 mil) para o projeto através de arrecadação de fundos. As doações foram o dobro da quantia visada.

O professor Sasaki diz que está muito feliz com os resultados da pesquisa e que a descoberta sugere que o gene recém-descoberto pode afetar funções nervosas. Ele diz que gostaria de estudar se cores diferentes e padrões estão ligados às personalidades dos gatos.

Sasaki acrescenta que tem a esperança de que o avanço encoraje jovens a se tornarem pesquisadores.

Fonte: NHK


Vamos Comentar?

--

Vento forte causa acidente em competição de canoagem no Japão

Publicado em 19 de maio de 2025, em Sociedade

Durante um campeonato de canoagem cerca de 100 atletas foram lançados ao mar, um após outro, por uma forte rajada de vento.

campeonato

Atletas na largada, mal tinham começado quando foram lançados ao mar (NHK)

Acontecia um campeonato de canoagem na Baía de Kumihara, na cidade de Kyotango (Quioto), quando por volta das 10h10 de sábado (17), o Corpo de Bombeiros foi acionado com o relato de várias pessoas feridas.   

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

De acordo com as informações da Guarda Costeira de Maizuru, as canoas que participavam do Campeonato Japonês de Maratona da Canoagem, realizado na baía, viraram uma após a outra, fazendo com que cerca de 100 atletas fossem lançados no mar.

Foram resgatadas 6 pessoas que engoliram água e levadas às pressas para hospitais na cidade vizinha de Toyooka (Hyogo), mas todos estavam conscientes e suas vidas não correm perigo.

Outros cerca de 40 atletas foram retirados do mar pela equipe de resgate. 

Segundo os organizadores, o campeonato começou por volta das 9h30, mas o clima mudou repentinamente e a distância do percurso foi encurtada. Então, todos foram surpreendidos por uma forte rajada de vento.

O evento esportivo, que continuaria no domingo, foi cancelado por causa dessa inesperada ocorrência.

De acordo com os dados da Agência de Meteorologia do Japão, em um ponto de observação na cidade de Toyooka, a cerca de 10 quilômetros da Baía de Kumihama, um vento de 5,1 metros soprava do sul por volta das 10h.

Cena do evento esportivo que teve que ser cancelado (NHK)

Fontes: NHK, NTV e Yomiuri

logo