
Fumaça gigante depois da bola de fogo e estrondo na área ao ponto de quebrar os vidros das casas (Weibo via SCMP)
Uma explosão gigantesca em uma fábrica de produtos químicos na província de Shandong, no leste da China, matou 5 pessoas na manhã de terça-feira (27). Outras 6 continuam desaparecidas, além de resultar em 19 feridas, informou a emissora estatal CCTV.
A explosão ocorreu em uma instalação da Shandong Youdao Chemical, na cidade de Gaomi, pouco antes do meio-dia.
O departamento local de gerenciamento de emergências informou que as operações de busca e salvamento e os trabalhos de limpeza continuaram durante a noite.
Artigos relacionados
A causa ainda não foi determinada.
A explosão gerou uma grande bola de fogo e lançou nuvens de fumaça a centenas de metros de altura. Moradores relataram ter ouvido um forte estrondo e disseram que a explosão estilhaçou as janelas de muitas casas.
Um morador nas proximidades disse que estava dentro de casa no momento em que as janelas foram estilhaçadas e objetos foram arremessados ao redor da casa. Ele acrescentou que as ruas estavam cobertas de vidros quebrados e eletrodomésticos que foram arrancados das casas dos moradores.
A Shandong Youdao Chemical, fundada em 2019 e que atualmente conta com mais de 300 funcionários, produz pesticidas, produtos farmacêuticos e outros produtos químicos relacionados.
De acordo com informações públicas, a fábrica é a maior produtora mundial do pesticida clorpirifós, produzindo cerca de 11 mil toneladas por ano.
Assista a um vídeo com imagens compiladas das redes sociais.
Fontes: NHK e South China Morning Post







