
Foto ilustrativa de pessoas com guarda-chuva (PM)
Depois do calor na quinta-feira (15), com máxima chegando a 30ºC em algumas cidades do Japão, a previsão é de chuva no fim de semana, começando na noite sexta-feira (16), em Kyushu e Chugoku, com sensação de sufoco por causa da alta temperatura combinada com muita umidade.
No sábado (17), essa chuva se espalhará até a região Kanto e no dia seguinte, pode se estender até o norte do país. Como as nuvens de chuva deverão permanecer longas horas sobre as mesmas áreas, há risco de enchentes e inundações, especialmente nas províncias banhadas pelo Oceano Pacífico, as da região Shikoku, Osaka, Shizuoka e outras.
O nível poderá ser elevado, chegando a 150 mm de índice pluviométrico. Por isso, é preciso ficar atento às possibilidades de deslizamentos e inundações.
Previsão da estação chuvosa

Foto ilustrativa de menina preparada com capa, galochas e guarda-chuva (PM)
Em geral, antes da chegada da estação chuvosa, um ponto positivo é que a dispersão dos polens do cipreste japonês hinoki e do cedro sugi cai substancialmente. O nível em Aichi está classificado como muito baixo, ou seja, no máximo até 10 partículas por metro quadrado. Isso significa que a menos que tenha uma alergia crônica, já não causa mais polinose.
A empresa privada de meteorologia – WeatherNews – anunciou sua previsão para o início e o fim da estação chuvosa em 2025.
Prevê-se que deverá ser curta, mas a quantidade total de precipitação deverá ser maior ou igual ao normal. Do final de junho ao início de julho, é necessário ter cuidado com desastres causados pelas chuvas fortes.
A estação chuvosa deste ano deve começar mais tarde que a média em Okinawa e Amami, por volta de 20 deste mês, mas será aproximadamente normal do sul de Kyushu ao norte de Tohoku, portanto no início de junho (a média é começar em 6 de junho).
Esse período de grande umidade deve terminar mais cedo do que o normal em Okinawa e Kinki, e no sul de Tohoku, enquanto ficará em torno da média em Tokai, Kanto-Koshin e Hokuriku.
O pico de chuva está previsto para ocorrer do início a meados de junho em Okinawa e Amami. É bom saber disso para quem pretende viajar para lá.
Na faixa do sul de Kyushu a Kanto-Koshin, o pico deverá ser no final de junho, enquanto em Hokuriku e Tohoku deverá acontecer no início de julho.
Sabendo da previsão, recomenda-se preparar a casa para a estação chuvosa, como verificação dos telhados, limpeza das calhas e das tubulações para escoamento da água da chuva. Além disso, verificar as galochas e os guarda-chuvas.
Fontes: Weather Yahoo! e WeatherNews