
Especialistas levantam hipóteses sobre a causa do acidente, incluindo possíveis danos anteriores na estrutura da turbina (NHK)
Uma hélice de 40m de comprimento caiu de uma turbina eólica na província de Akita, no norte do Japão. Um homem foi encontrado caído perto do local e teve a morte confirmada posteriormente.
A polícia informou que recebeu um relato por volta das 10h30 de sexta-feira (2) de que uma hélice havia se soltado de uma turbina em um parque na cidade de Akita.
O departamento de bombeiros e a polícia local dizem que um homem de 81 anos foi encontrado inconsciente com ferimentos na cabeça, e que ele teve a morte pronunciada posteriormente após ser transportado para o hospital.
Artigos relacionados
A polícia está investigando uma possível ligação entre a queda da hélice e a morte do idoso.
Um observatório meteorológico local disse que um aviso de forte ventania estava em vigor para a cidade naquele momento.
Rajadas de até 182Km/h foram observadas um pouco antes das 8h.
Toru Nagao, professor especialmente apontado na Universidade de Ashikaga, disse que é improvável que os fortes ventos de sexta-feira fizeram com que a hélice se quebrasse, visto que as turbinas são extremamente resistentes.
Como hipótese, ele apontou que a turbina pode ter sofrido problemas no passado não muito distante, incluindo possíveis quedas de raios.
Ele disse que danos podem não ter sido notados enquanto a turbina continuava a operar.
A província diz que a turbina está em operação desde 2009.
Autoridades dizem que um houve um incidente similar em 2010, mas ninguém ficou ferido na época quando uma hélice de turbina quebrou e caiu no chão.
Fonte: NHK







