
Foto ilustrativa de dia chuvoso (PM)
Em relação à temporada do fenômeno das tempestades e ventos de 2025 no Japão, observando que o primeiro tufão ainda não se formou, o que é incomum e ocupa a oitava posição entre os inícios mais tardios desde 1951, a empresa privada de meteorologia Tenki traçou um paralelo com a entrada na estação das chuvas.
Contrasta a situação atual com a de 2024, quando o primeiro tufão também se formou tarde, resultando em uma entrada bastante tardia na estação chuvosa (tsuyu) em várias regiões do país.
Embora a formação tardia desse fenômeno com o início tardio da estação chuvosa possam estar relacionados a fatores como a temperatura da superfície do mar, a previsão para 2025 indica uma entrada do tsuyu geralmente dentro da média, com algumas regiões tendo um início incomumente precoce. A empresa também destaca a importância de estar preparado para fortes chuvas e o calor, mesmo antes do início oficial da estação chuvosa.
A formação do primeiro tufão do ano em 2024 aconteceu em 25 de maio, a sétima mais tardia já registrada. Okinawa e Amami entraram na estação chuvosa por volta de 21 de maio, cerca de 10 dias depois do normal, enquanto as regiões Tokai e Kanto-Koshin tiveram um início cerca de 2 semanas depois do normal.

Foto ilustrativa de árvore derrubada pelas rajadas de vento (PM)
A empresa apresenta duas razões principais que podem explicar essa relação entre o tufão tardio e a estação chuvosa atrasada em 2024.
- As temperaturas da superfície do mar a leste das Filipinas estavam baixas ⇒ a atividade convectiva estava mais fraca do que o normal (correntes ascendentes fracas) ⇒ as perturbações tropicais estavam suprimidas de ocorrer e se desenvolver ⇒ atraso na formação do primeiro tufão
- Como a temperatura da superfície do mar a leste das Filipinas estava baixa ⇒ a força do sistema de alta pressão do Pacífico não aumentou ⇒ a frente norte do sistema de alta pressão do Pacífico não pode ser empurrada para a vizinhança de Honshu ⇒ a estação chuvosa começou tarde
Outras atividades no Oceano Índico também estão envolvidas, então é difícil dizer com certeza, mas pode ser um fator.
E este ano? Primeiro tufão atrasado

Foto ilustrativa do fenômeno da tempestade e da chuva (PM)
Este ano, assim como no ano passado, em 2024, a formação do primeiro tufão está demorando, mas, o ponto diferente é que as temperaturas da superfície do mar das Filipinas estão em torno de 30ºC, o que é normal ou ligeiramente superior à média.
A formação de tufões não pode ser determinada apenas pela temperatura da superfície do mar, mas também porque ocorrem em regiões tropicais (onde as temperaturas da superfície do mar são altas), quando grandes quantidades de vapor de água sobem e formam nuvens cumulonimbus, cujo acúmulo forma vórtices.
Quando a pressão do ar no centro desse vórtice cai e a velocidade do vento excede 17 metros por segundo (61 km/h), isso é chamado de tufão.
Embora não sejam esperados distúrbios que possam se tornar tufões num futuro próximo, devemos permanecer vigilantes, pois eles podem ocorrer a qualquer momento.
Isso não quer dizer que a média de tufões cairá. Estima-se que fique na média, cerca de 25.
Estação chuvosa: Kyushu entra antes que Okinawa pela 1.ª vez na história
Desde que começaram as estatísticas, é a primeira vez que o sul de Kyushu entra na estação chuvosa antes que Okinawa e Amami, e o anúncio foi feito na sexta-feira (16).
O motivo para o início incomum da estação chuvosa é que o sistema de alta pressão do Pacífico se fortaleceu, fazendo com que uma frente ao norte pairasse sobre Okinawa e Amami e ficasse estagnada perto do arquipélago principal. Também é possível que os ventos de oeste na atmosfera superior estejam fluindo mais para o norte do que o normal.
Em relação às demais províncias, veja o mapa abaixo. Nas regiões Tokai e Kanto, está prevista para a primeira quinzena de junho.

Fonte: Tenki