Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Luz da boa ação em meio à série de crimes cometidos por adolescentes no Japão

| Sociedade

Japão enfrenta onda de crimes violentos cometidos por adolescentes, incluindo homicídios. Em contrapartida, jovens são homenageados por salvarem uma criança.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter
crime

À esq. local onde uma idosa foi assassinada em Chiba, e à dir. um garoto que foi homenageado pela polícia (ANN/ABC)

Recentemente ocorreram crimes cruéis cometidos por adolescentes no Japão, deixando a sociedade preocupada com a segurança, pois muitos deles foram de forma violenta, incluindo um caso de confissão que “poderia ser qualquer pessoa”, simplesmente queria matar.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Foi o caso de uma idosa de 84 anos, esfaqueada pelas costas, por um estudante ginasial de 15 anos, que não a conhecia, em uma rua de um bairro residencial, por volta das 17h de domingo (11). A polícia logo o encontrou e prendeu, graças a uma câmera de segurança que gravou o momento em que ele a perseguia. 

O outro caso chocante foi de um adolescente que se entregou na delegacia, acompanhado de seus pais, algumas horas depois do crime, levando a faca usada para atacar a vítima, um brasileiro da mesma idade, 17 anos, na cidade de Ota.

O adolescente brasileiro não corre risco de vida. O crime ocorreu por volta das 22h40 de sábado (10) e logo depois da virada do dia o jovem se entregou. Mas, como parece haver outros envolvidos, a polícia continua investigando o caso.

Local onde o adolescente brasileiro foi esfaqueado (JNN)

Na sexta-feira (9), um estudante do segundo ano do ginásio, de 16 anos, assassinou seus avós, em casa, na cidade de Tahara (Aichi). Os dois foram encontrados vestidos de pijama, o que se supõe que estavam dormindo quando foram atacados pelo próprio neto.   

Outro crime violento cometido por um menor ocorreu em 11 de março deste ano. Um estudante de 16 anos, matriculado em uma escola particular de ensino médio na cidade de Matsuyama (Ehime), foi preso no local sob suspeita de tentativa de homicídio após esfaquear um colega da mesma classe e da mesma idade, com uma faca de cozinha no saguão de entrada da escola.

Luz da boa ação em meio aos crimes dos adolescentes

Cerimônia de entrega dos diplomas de agradecimento aos dois estudantes do primário (ABC)

Embora a sociedade esteja assustada com essa onda de crimes cruéis, há pré-adolescentes que praticam o bem, trazendo luz a essa onda de escuridão, um certo alívio e um contraponto.

Na segunda-feira (12), a Polícia da Província de Osaka homenageou dois garotos por terem ajudado a salvar um menino pequeno que se perdeu dos seus pais e estava em estado de pânico.

Os dois homenageados foram 中瀬清一郎, 12, e 後藤理兵衛, 11 anos, ambos estudantes do sexto ano primário da Escola Nishitenma.

Em 19 de abril, encontraram esse menino pequeno no parque em Kita-ku Nishitenma, na cidade de Osaka (província homônima), perdido, prestes a correr para a rua. Imediatamente o chamaram de volta e acionaram o 110. 

“Achei que seria difícil levá-lo para a delegacia ou algum lugar assim”, disse Goto, de 11 anos, se referindo ao estado da criança.

“Fiquei um pouco preocupado, mas pensei que não tinha escolha a não ser fazer isso”, afirmou o colega Nakase.

Graças a essa ação rápida, o pequeno foi resgatado pela polícia e devolvido aos pais.

Receberam do delegado um diploma pela contribuição significativa na prevenção de um acidente ou de crime.

Os dois pré-adolescentes posam para a foto com seus diplomas recebidos das mãos do delegado (ABC)

Fontes:  ABC, Sankei, NHK, JNN e ANN


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suzuki tem lucro operacional recorde em 2024, mas prevê queda em 2025

Publicado em 13 de maio de 2025, em Economia

O lucro operacional da Suzuki no ano fiscal de 2024 é histórico, mas poderá ter queda de 22% neste ano.

Suzuki

Pedidos do Nomade foram além do esperado, desde o início das vendas em 3 de abril (reprodução)

Suzuki, a montadora japonesa sediada na província de Shizuoka, anunciou, na segunda-feira (12), seus resultados financeiros para o ano fiscal de 2024, mostrando que o lucro operacional foi recorde, devido ao aumento do volume de vendas e ao iene enfraquecido. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Por outro lado, para os resultados financeiros deste ano fiscal (2025), a montadora espera que o lucro operacional diminua em 22%, devido à valorização esperada do iene e ao impacto das políticas tarifárias dos EUA.

As vendas aumentaram 8,7% em relação ao ano fiscal anterior, para 5,8251 trilhões de ienes ou 39,24 milhões de dólares. O lucro operacional, que representa o saldo positivo do negócio principal, aumentou 30,2%, para 642,8 bilhões de ienes.

Ambos os números foram os melhores de todos os tempos. Os motivos são: além do aumento das vendas de veículos no Japão e no Paquistão, o enfraquecimento do iene ajudou.

Suzuki prevê queda de lucro operacional em 2025

Por outro lado, as perspectivas de negócios para o ano fiscal de 2025 são as seguintes:

  • As vendas deverão aumentar 4,7%, para 6,1 trilhões de ienes, ultrapassando o marco de 6 tri pela primeira vez na história da montadora
  • O lucro operacional deverá diminuir em 22,2%, para 500 bilhões de ienes, devido à valorização esperada do iene e ao aumento dos custos trabalhistas 

Em relação à política tarifária dos EUA, a Suzuki prevê que, embora não venda carros por lá, exporta motocicletas e motores de popa e, portanto, espera que isso reduza o lucro operacional em cerca de 20 bilhões de ienes.

Presidente da montadora na coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (NHK)

“As tarifas são uma questão global e devemos estar preparados para algum grau de crise econômica, mas precisamos nos esforçar para garantir vendas sólidas e minimizar o impacto”, destacou o presidente Toshihiro Suzuki.

A montadora revelou que suspendeu temporariamente suas viagens de negócios ao Paquistão, já que as operações militares continuam entre a Índia, onde a empresa tem uma fábrica, e as tensões permanecem altas mesmo após um acordo de cessar-fogo ter sido alcançado no dia 10.

Fontes: NHK, Sankei e Kuruma News

logo