
Reprodução da página inicial de notícias da NHK
A Prefeitura da Cidade de Numazu (Shizuoka) anunciou na terça-feira (13) que descobriu, no dia anterior, uma dívida com a NHK referente às taxas de recepção de transmissão, por causa de veículos oficiais e smartphones equipados com recursos para sinal de tevê.
Foi o resultado de uma pesquisa para determinar se estava tudo em ordem. Mas, dos 285 veículos oficiais, 7 equipados com sistemas de navegação automotiva com capacidade de recepção de sinal de tevê, descobriu-se que 6 deles não tinham contratos de recepção com a NHK.
Os veículos sem contrato incluem um micro-ônibus e um VE do gabinete do prefeito, um carro do presidente do legislativo, dois caminhões-tanque de água e um caminhão do departamento de águas.
Além disso, dos 27 smartphones, 13 tinham capacidade de recepção de televisão, e dois deles, que eram usados no escritório do Conselho de Educação, não tinham contratos com a NHK.
O maior período sem contrato foi de 14 anos e 11 meses. Os valores estimados não contratados foram de aproximadamente 840 mil ienes para veículos oficiais e 120 mil ienes para celulares, totalizando aproximadamente 960 mil ienes.
“Houve uma falta de conhecimento de que, se uma função de recepção de televisão for fornecida, será necessário um contrato para cada veículo oficial, para as salas e os smartphones”, explicou um porta-voz sobre o motivo dessa falha no controle.
A prefeitura de Numazu consultará a NHK e, assim que o valor não contratado for determinado, iniciará imediatamente os procedimentos de pagamento.
Além disso, as funções de recepção de tevê de um total de 7 veículos, incluindo 6 oficiais não contratados e o do prefeito que estava sob contrato, serão removidas até maio, exceto em dois caminhões-tanque de água que exigem a função de recepção do sinal por serem despachados para fora da prefeitura para resposta a desastres.
Além disso, os dois smartphones que ainda não tinham contratos serão mudados para dispositivos que não tenham a função de recepção de tevê.
Fonte: SBS