
Fraudes online: Mercari busca soluções rápidas e eficazes (YouTube/NNN)
A Mercari, grande nome no setor de aplicativos de flea market (mercado de pulgas) no Japão, anunciou esta semana novas contramedidas para lidar com o crescente número de conflitos que ocorrem entre compradores e vendedores ao passo que mais pessoas recorrem aos mercados de segunda mão.
Entrevistas de rua destacaram como esses aplicativos estão amplamente sendo utilizados. Uma mulher na faixa dos 20 anos mencionou que vende coisas como livros didáticos e consoles de jogos antigos. Já uma estudante de 18 anos afirmou que compra roupas porque consegue obtê-las mais baratas.
Um homem, também na casa dos 20, compartilhou uma má experiência: “Comprei uma câmera, mas estava com defeito. Eu já havia enviado a confirmação do recibo, então não pude cancelar”.
Artigos relacionados
Conforme tais transações aumentam, aumenta também o número de queixas. Em um caso ocorrido há seis meses, um vendedor despachou um kit de modelo plástico a um comprador que posteriormente solicitou a devolução. Quando a devolução chegou, estava preenchida com lixo — um exemplo da chamada “fraude de devolução”.
Em um esforço para resolver tais casos, a Mercari permite que itens contestados sejam enviados a um centro de inspeção de produtos. Um desses itens processados recentemente foi um cardigã azul.
Segundo Sato Aya, da equipe de suporte ao consumidor da Mercari, o centro verifica “se a cor, a marca e a condição do produto correspondem ao anúncio e às fotos”.
Mesmo que o vendedor siga as regras, os clientes ainda podem alegar que o item não era conforme esperado. Em tais casos, a Mercari recupera o item e oferece compensação.
O diretor do centro, Miyasaka Yohei, afirmou: “Agora podemos fornecer compensação em cerca de dois dias após receber o item”.
Alguns conflitos envolveram erros ainda mais incomuns, como receber um fogão em vez de um processador de resíduos.
Para enfrentar comportamentos maliciosos de forma mais proativa, a Mercari lançou um sistema alimentado por IA (inteligência artificial).
Monitorando o número de pedidos de devolução e o total de compensações reivindicadas, o sistema sinaliza contas que aparentam estar abusando da plataforma. Casos confirmados de abuso podem resultar na rescisão da conta.
O CEO da Mercari Marketplace, Sako Toshisuke, disse: “Quando um comportamento malicioso é detectado, restrições serão aplicadas automaticamente ou vamos intervir imediatamente para resolver o problema. Pretendemos usar fortemente a IA nesses esforços.’
A empresa declarou que fornecerá compensação total rapidamente às vítimas de fraude.
À medida que os golpes se tornam mais sofisticados, respostas rápidas e eficazes estão se tornando cada vez mais críticas.
Fonte: News on Japan







