Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Nada de primeiro tufão do ano e a relação com a entrada na estação chuvosa

| Tempo

No ano passado a estação chuvosa começou em meados de maio, mas este ano pode atrasar, pois pode ter relação com a formação do primeiro tufão.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão
tufão

Foto ilustrativa de dia chuvoso (PM)

Em relação à temporada do fenômeno das tempestades e ventos de 2025 no Japão, observando que o primeiro tufão ainda não se formou, o que é incomum e ocupa a oitava posição entre os inícios mais tardios desde 1951, a empresa privada de meteorologia Tenki traçou um paralelo com a entrada na estação das chuvas

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Contrasta a situação atual com a de 2024, quando o primeiro tufão também se formou tarde, resultando em uma entrada bastante tardia na estação chuvosa (tsuyu) em várias regiões do país.

Embora a formação tardia desse fenômeno com o início tardio da estação chuvosa possam estar relacionados a fatores como a temperatura da superfície do mar, a previsão para 2025 indica uma entrada do tsuyu geralmente dentro da média, com algumas regiões tendo um início incomumente precoce. A empresa também destaca a importância de estar preparado para fortes chuvas e o calor, mesmo antes do início oficial da estação chuvosa.

A formação do primeiro tufão do ano em 2024 aconteceu em 25 de maio, a sétima mais tardia já registrada. Okinawa e Amami entraram na estação chuvosa por volta de 21 de maio, cerca de 10 dias depois do normal, enquanto as regiões Tokai e Kanto-Koshin tiveram um início cerca de 2 semanas depois do normal.

Foto ilustrativa de árvore derrubada pelas rajadas de vento (PM)

A empresa apresenta duas razões principais que podem explicar essa relação entre o tufão tardio e a estação chuvosa atrasada em 2024.

  1. As temperaturas da superfície do mar a leste das Filipinas estavam baixas ⇒ a atividade convectiva estava mais fraca do que o normal (correntes ascendentes fracas) ⇒ as perturbações tropicais estavam suprimidas de ocorrer e se desenvolver ⇒ atraso na formação do primeiro tufão
  2. Como a temperatura da superfície do mar a leste das Filipinas estava baixa ⇒  a força do sistema de alta pressão do Pacífico não aumentou ⇒ a frente norte do sistema de alta pressão do Pacífico não pode ser empurrada para a vizinhança de Honshu ⇒ a estação chuvosa começou tarde

Outras atividades no Oceano Índico também estão envolvidas, então é difícil dizer com certeza, mas pode ser um fator.

E este ano? Primeiro tufão atrasado 

Foto ilustrativa do fenômeno da tempestade e da chuva (PM)

Este ano, assim como no ano passado, em 2024, a formação do primeiro tufão está demorando, mas, o ponto diferente é que as temperaturas da superfície do mar das Filipinas estão em torno de 30ºC, o que é normal ou ligeiramente superior à média. 

A formação de tufões não pode ser determinada apenas pela temperatura da superfície do mar, mas também porque ocorrem em regiões tropicais (onde as temperaturas da superfície do mar são altas), quando grandes quantidades de vapor de água sobem e formam nuvens cumulonimbus, cujo acúmulo forma vórtices.

Quando a pressão do ar no centro desse vórtice cai e a velocidade do vento excede 17 metros por segundo (61 km/h), isso é chamado de tufão.

Embora não sejam esperados distúrbios que possam se tornar tufões num futuro próximo, devemos permanecer vigilantes, pois eles podem ocorrer a qualquer momento.

Isso não quer dizer que a média de tufões cairá. Estima-se que fique na média, cerca de 25.

Estação chuvosa: Kyushu entra antes que Okinawa pela 1.ª vez na história

Desde que começaram as estatísticas, é a primeira vez que o sul de Kyushu entra na estação chuvosa antes que Okinawa e Amami, e o anúncio foi feito na sexta-feira (16).

O motivo para o início incomum da estação chuvosa é que o sistema de alta pressão do Pacífico se fortaleceu, fazendo com que uma frente ao norte pairasse sobre Okinawa e Amami e ficasse estagnada perto do arquipélago principal. Também é possível que os ventos de oeste na atmosfera superior estejam fluindo mais para o norte do que o normal.

Em relação às demais províncias, veja o mapa abaixo. Nas regiões Tokai e Kanto, está prevista para a primeira quinzena de junho

Fonte: Tenki


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Melancia, além de deliciosa, 9 benefícios para a saúde

Publicado em 20 de maio de 2025, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

No verão, uma das frutas mais versáteis e nutritivas é a melancia. Veja ou ouça os 9 benefícios incríveis!

Fruta riquíssima do verão (PM)

Uma das frutas mais deliciosas do verão é a melancia. Veja as vantagens do consumo, destacando seus nutrientes como o licopeno, citrulina e beta-criptoxantina. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Este artigo mostra como a fruta pode auxiliar na prevenção de doenças, como câncer e problemas cardíacos, e contribuir para a saúde da pele e dos olhos.

A melancia também é apresentada como uma ótima opção para hidratação, saciar a vontade por doces com poucas calorias e auxiliar na recuperação pós-exercício. Por fim, o artigo oferece dicas para escolher, cortar, armazenar e utilizar a fruta em diversas preparações. 

1 – Rica em licopeno

A cor vermelha vibrante da melancia vem do licopeno, que é um antioxidante. Estudos mostram que, como parte de um estilo de vida saudável, o licopeno pode ajudar a diminuir o risco de câncer e diabetes.

Contém mais licopeno do que qualquer outra fruta ou vegetal, incluindo tomates. Para maximizar o consumo de licopeno, é recomendado escolher melancias com a polpa de cor vermelho brilhante e que estejam mais maduras.

Curiosamente, as melancias sem sementes tendem a ter mais licopeno do que as com sementes. E também, comer pigmentos como o licopeno pode oferecer uma leve proteção para a pele contra o sol, tornando as queimaduras solares menos prováveis, mas isso não substitui o uso de protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior diariamente.

Todo mundo se rende à essa fruta (PM)

2 – Promove a saúde do coração

É rica em citrulina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo pelo corpo e pode diminuir a pressão arterial. O coração também se beneficia do licopeno presente na fruta. Estudos indicam que o licopeno pode reduzir o risco de ataques cardíacos. É importante lembrar que a saúde geral do coração é influenciada por todo o estilo de vida, incluindo exercícios, não fumar, limitar gordura saturada e seguir o conselho médico.

3 – Protege as articulações

A melancia contém um pigmento natural chamado beta-criptoxantina, que pode proteger as articulações da inflamação. Alguns estudos sugerem que, ao longo do tempo, isso pode diminuir a probabilidade de desenvolver artrite reumatoide.

3 – Parceira dos olhos

Apenas uma fatia média de melancia fornece entre 9 a 11% da vitamina A que você precisa diariamente. Este nutriente é uma das chaves para manter seus olhos saudáveis. Obter vitaminas e minerais através dos alimentos é a melhor forma.

4 – Hidratação naturalmente doce

Esta fruta suculenta é composta por 92% de água, tornando-a uma maneira simples de ajudar a manter-se hidratado. Cada célula do corpo precisa de água, e mesmo uma pequena falta pode causar sensação de letargia. A desidratação grave pode se tornar séria a ponto de necessitar de fluidos intravenosos. Por isso, nos piqueniques de verão procure levá-la, especialmente para as crianças.

5 – Suaviza a pele e deixa linda

Em fatias ou em suco, é sempre refrescante e hidratante (PM)

As vitaminas A, B6 e C presentes na melancia ajudam a manter sua pele macia, suave e flexível. Devido ao seu alto teor de água, esta fruta também pode ser usada como uma máscara facial. Misturar uma colher de sopa de suco de melancia com a mesma quantidade de iogurte grego e aplicar no rosto por 10 minutos pode ajudar a remover a pele seca.

6 – Satisfaz o desejo por doces, ótima para dieta

Uma xícara de melancia tem apenas 45,6 calorias, um contraste significativo com as cerca de 300 calorias de uma xícara de sorvete. Além disso, é sem gordura, sem colesterol e sem sódio. A água nela também ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. É uma ótima opção para trocá-la pelos doces e ajudar na sua dieta.

7 – Impulsiona o treino

O alto teor de água, antioxidantes e aminoácidos da melancia podem contribuir para um melhor desempenho no treino. É também rica em potássio, um mineral que pode reduzir cãibras na academia. Beber suco de melancia após o treino pode ajudar a prevenir a dor muscular, contanto que você não tenha se esforçado demais.

8 – Não eleva o açúcar no sangue

Se você está tentando manter seus níveis de glicose no sangue estáveis, a melancia pode ser uma boa opção. Embora tenha um índice glicêmico (IG) de 80, semelhante a uma tigela de flocos de milho, contém poucos carboidratos. Isso resulta em uma carga glicêmica baixa (apenas 5), o que significa que ela entra na corrente sanguínea lentamente e produz pouca glicose. Assim, você pode desfrutar de uma fatia sem culpa.

9 – De fácil digestão

Ideia para servir a fruta para as crianças, bem geladinha (PM)

Para pessoas com condições digestivas como a Doença de Crohn ou colite, onde a lista de alimentos a evitar durante uma crise pode ser longa, a melancia pode ser colocada na lista de “sim”. Sua polpa macia é fácil de digerir, mesmo para um intestino inflamado. Se precisar limitar a fibra, evite a casca ou as sementes. Aliás, as sementes, contrariamente ao mito infantil, são na verdade cheias de nutrientes.

Como escolher uma boa melancia e como pode comê-la

Para escolher bem, procure uma sem amassados ou manchas, com uma mancha amarela (não branca) na parte inferior, que pareça pesada para o seu tamanho e soe oca ao bater. 

Lembre-se de lavar a parte externa antes de cortar para evitar a transferência de germes. Depois de cortá-la, pode armazenar na geladeira por no máximo 5 dias.

Pode ser servida in natura como sobremesa ou para saciar a fome ao longo do dia, no preparo de suco, picolé caseiro, na salada com queijo ou vinagrete com melancia para acompanhar o churrasco.

Salada refrescante e deliciosa (PM)

Fonte: WebMD

logo