Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Papua Nova Guiné sofre forte abalo com terremoto de magnitude 6,6

| Notícias do Mundo

O forte terremoto foi na costa norte de Papua Nova Guiné, quando seus habitantes estavam dormindo.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Imagem mostra as placas tectônicas, o epicentro e a área do abalo sísmico (USGS)

Um forte terremoto abalou Papua Nova Guiné na madrugada de quarta-feira (21), à 1h06 no horário local, ou 0h06 no horário de Tóquio.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Segundo a Hawaii Emergency Management Agency (EMA), a magnitude preliminar foi de 6,6 a uma profundidade de 53 km, com epicentro a 81 km da cidade de Angoram, província de East Sepik, na costa norte de Papua Nova Guiné.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a magnitude foi de 6,4 a uma profundidade rasa de até 10 km. 

Segundo a EMA, não é esperado um tsunami destrutivo em todo o Pacífico. 

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA disse que não havia ameaça de tsunami para a Costa Oeste dos EUA, Colúmbia Britânica ou Alasca, e não acredita que haja risco para outros países.

No último mês, Papua Nova Guiné sofreu quatro terremotos de magnitude 5 ou superior, incluindo um de 5,7. No mês passado, um terremoto de magnitude 6,9 abalou a costa da região de New Britain.

Estima-se que o tremor tenha sido equivalente a uma intensidade sísmica de cerca de 5 graus na escala de intensidade sísmica da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), pois foi classificado como de intensidade máxima de cerca de VII na escala de Mercalli.

O país insular tem uma população de cerca de 10 milhões de habitantes e, até o fechamento desta notícia, não havia informes de danos. 

Fontes: WeatherNews, USGS, EMA e RNZ


Empregos para junho - 2025 no Japão Contratações urgentes, divididas por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Tensão continua em Sakurajima: vulcão supera 100 erupções pela primeira vez em 5 anos

Publicado em 21 de maio de 2025, em Sociedade, Tempo

O número de erupções em 5 dias foi o dobro de todo o ano passado e o vulcão em Sakurajima deixa a população da região tensa e afeta a agricultura.

Vulcão com erupção explosiva (MBC/JNN)

A atividade eruptiva ativa continua na cratera do cume da montanha Minamidake, em Sakurajima (Kagoshima), desde quinta-feira (15), e até as 20h de terça-feira ocorreram 19 erupções em um único dia.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Nesses 6 dias de atividade vulcânica, o total de erupções chegou a 119, sendo 63 explosivas, ultrapassando o número de um ano inteiro, em 2024. Fazia 5 anos que não ocorria esse fenômeno. Só para ter uma ideia da diferença, no ano passado ocorreram 99 erupções, sendo 46 explosivas.

A erupção explosiva, que ocorreu por volta das 18h20, lançou fumaça a uma altura de 2,9 mil metros da cratera.

A montanha continua a se expandir, e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) pede cautela, pois há risco de novas erupções acompanhadas de grandes quantidades de cinzas vulcânicas.

O observatório meteorológico local observou que foi “a maior expansão da montanha dos últimos anos”. Não há sinais imediatos de uma grande erupção, mas espera-se que ela continue por vários dias.

Essas cinzas vulcânicas têm se espalhado pelas cidades de Kirishima, Soo, Isa, Aira, Yusui, todas na província de Kagoshima, bem como em parte das províncias vizinhas de Miyazaki e Kumamoto.

Já foram observados danos na agricultura e na fruticultura por causa das cinzas vulcânicas.

Erupção com pluma vulcânica de 2,9 mil metros de altura, por volta das 19h de terça-feira (NHK)

Fontes: MBC/JNN, FNN e NHK 

logo