
Imagem mostra as placas tectônicas, o epicentro e a área do abalo sísmico (USGS)
Um forte terremoto abalou Papua Nova Guiné na madrugada de quarta-feira (21), à 1h06 no horário local, ou 0h06 no horário de Tóquio.
Segundo a Hawaii Emergency Management Agency (EMA), a magnitude preliminar foi de 6,6 a uma profundidade de 53 km, com epicentro a 81 km da cidade de Angoram, província de East Sepik, na costa norte de Papua Nova Guiné.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a magnitude foi de 6,4 a uma profundidade rasa de até 10 km.
Segundo a EMA, não é esperado um tsunami destrutivo em todo o Pacífico.
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA disse que não havia ameaça de tsunami para a Costa Oeste dos EUA, Colúmbia Britânica ou Alasca, e não acredita que haja risco para outros países.
No último mês, Papua Nova Guiné sofreu quatro terremotos de magnitude 5 ou superior, incluindo um de 5,7. No mês passado, um terremoto de magnitude 6,9 abalou a costa da região de New Britain.
Estima-se que o tremor tenha sido equivalente a uma intensidade sísmica de cerca de 5 graus na escala de intensidade sísmica da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), pois foi classificado como de intensidade máxima de cerca de VII na escala de Mercalli.
O país insular tem uma população de cerca de 10 milhões de habitantes e, até o fechamento desta notícia, não havia informes de danos.
Fontes: WeatherNews, USGS, EMA e RNZ