
Diálogo entre Trump e Putin sobre a Ucrânia termina sem consenso (banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, discutiram sobre a Ucrânia na segunda-feira (19) durante uma ligação por telefone que durou mais de duas horas, contudo, pouco progresso foi alcançado sobre um cessar-fogo.
O líder russo enfatizou que a discussão foi franca e produtiva. Ele diz que uma trégua temporária é possível, se acordos relevantes puderem ser alcançados.
Putin disse aos repórteres em Sochi, “Concordamos com o presidente dos EUA que a Rússia está pronta e continuaremos a trabalhar com o lado ucraniano em um memorando sobre um futuro tratado de paz em potencial”.
Ele também ressaltou que a posição da Rússia é clara, dizendo que o principal é eliminar a raiz que causa a crise.
Trump disse na mídia social que as conversas foram boas, e que o tom e espírito das discussões “foram excelentes”. Ele publicou que “Rússia e Ucrânia iniciarão negociações imediatamente por um cessar-fogo e, sobretudo, para um fim da guerra”.
Trump também disse que apenas os dois lados sabem dos detalhes das negociações e que eles devem conversar de modo direto para avançar com o processo.
Falando em Kiev, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky indicou que está aguardando ouvir de Moscou sobre o início das conversas sobre cessar-fogo.
“Precisamos ver a proposta russa primeiro, então podemos juntar nossos pensamentos”, disse Zelensky. “Se não pudermos apoiar a proposta deles queremos uma oportunidade para discutir com o presidente Trump”.
Trump e Putin não mencionaram se eles têm planos de realizar uma reunião presencial.
Fonte: NHK