
Foto ilustrativa de termômetro mostrando temperatura elevada (PM)
A quarta-feira (21) foi marcada como o primeiro dia extremamente quente deste ano no Japão, com máxima de 35ºC, na cidade de Hida (Gifu), registrada às 13h37.
As temperaturas máximas ultrapassaram a marca dos 30 graus Celsius em ampla área, principalmente na região central, desde o sul de Tohoku até a região Chugoku. Em muitos locais foram quebrados os recordes de calor em maio.
A cidade de Fukushima (província homônima) registrou máxima de 34,7ºC; Toyooka (Hyogo) teve 34,3ºC; Matsumoto (Nagano) marcou 34ºC; Ueda (Nagano) teve 33,8ºC, entre outras.

As bolas vermelhas indicam temperatura recorde em maio e as em laranja o dia mais quente deste ano na quarta-feira (Tenki)
Em Tóquio, os termômetros marcaram 29,7ºC às 13h13.
Quinta-feira continua quente e abafado
Prevê-se céu coberto de nuvens na quinta-feira (22), mas as temperaturas e a umidade deverão ser elevadas, por isso, é preciso muita atenção para evitar a insolação.
Em relação ao aumento das temperaturas em Hokuriku, Tokai e outras áreas, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) atribuiu isso ao ar quente que flui ao redor da borda de um sistema de alta pressão, indo em direção a uma frente estagnada perto da região de Tohoku.
A previsão é, portanto, de dia quente:
- 31ºC na cidade de Miyazaki
- 30ºC nas cidades de Nagoia, Okayama, Kagoshima e Naha
- 29ºC na cidade de Osaka
- 28ºC na cidade de Maebashi
Cuide-se, hidratando bem o corpo.

Simulação das nuvens de chuva às 10h30 de quinta-feira mostram as províncias de Shizuoka à região Shikoku, banhadas pelo Pacífico, pancadas de chuva ou céu nublado (NHK)
Fontes: NHK, Tenki e Yomiuri