Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Shein e Temu investem na Europa e Brasil para contornar tarifas

| Notícias do Mundo

Shein e Temu expandem investimentos na Europa, com destaque para França e Reino Unido, em resposta às tarifas impostas por Trump nos EUA. Brasil também recebe atenção com aumento de publicidade.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

Shein e Temu aumentam publicidade digital na Europa e Brasil (banco de imagens)

As gigantes chinesas do e-commerce, Shein e Temu, estão expandindo agressivamente na Europa, desviando o foco dos Estados Unidos diante de gigantescas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Em abril, ambas as plataformas de fast-fashion aumentaram significativamente seus investimentos em anúncios digitais na Europa, com especial atenção à França e ao Reino Unido.

Segundo dados da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower, a Shein impulsionou seus gastos em 35% na França e no Reino Unido, enquanto a Temu, do Grupo PDD, aumentou em 40% e 20% mês a mês, respectivamente.

Anualmente, a Temu elevou seus gastos com anúncios no Reino Unido em 20% e na França em 115%. Já a Shein ampliou seus investimentos em publicidade em 45% na França e 100% no Reino Unido em abril, comparado ao mesmo mês do ano passado.

O aumento da publicidade na Europa, que também abrange Alemanha, Itália e Espanha, ocorre enquanto as varejistas enfrentam a proibição de Trump sobre a isenção de comércio de minimis, que anteriormente permitia pacotes com valor inferior a US$800 entrarem no país sem taxas.

Enquanto isso, em antecipação à proibição da isenção no dia 2 de maio, as duas empresas cortaram anúncios digitais nos Estados Unidos no mês anterior.

Brasil também está no radar

Além disso, a Shein e a Temu estão redirecionando parte da publicidade digital para o Brasil.

A Shein, que fabrica produtos no Brasil para seus mercados latino-americanos, aumentou seus gastos com publicidade digital em 140% em abril em comparação ao ano anterior, buscando competir com a entrada da Temu no mercado, afirmou Kara Lee, analista de marca e digital da Sensor Tower.

Os gastos com anúncios da Temu em abril foram 800 vezes maiores no Brasil este ano do que no ano passado, quando a empresa estava intensificando a publicidade no país para sua estreia em junho de 2024.

Lee destacou que a Shein atuou de forma semelhante quando a Temu entrou no mercado dos EUA em setembro de 2022 e acredita que provavelmente estão utilizando uma estratégia semelhante no Brasil também.

Fonte: Asia Financial


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prostitutas abandonam rua de Osaka após ser pintada de amarelo

Publicado em 7 de maio de 2025, em Sociedade

Uma rua em Osaka, conhecida pela prostituição, passou por uma transformação após ser pintada de amarelo. A medida, inspirada na arquitetura da escolha, reduziu em 90% o número de prostitutas na área.

A polícia de Osaka, buscando soluções inovadoras, apostou na pintura amarela de uma rua para dissuadir a prostituição (NHK)

Uma simples mudança no cenário levou a uma diminuição dramática no número de prostitutas abordando possíveis clientes em uma rua estreita no distrito de Taiyujicho de Kita (Osaka).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Masafumi Fujino, de 79 anos, chefe da filial da associação de prevenção de crimes locais, disse que costumava ver cerca de dez prostitutas na rua que fica a 10 minutos a pé da estação de Osaka da JR.

Contudo, após a rua ter sido pintada de amarelo em dezembro do ano passado, o número de prostitutas diminuiu em 90%, disseram autoridades locais.

O esquema de cores é baseado na “arquitetura de escolha” em que alterações sutis no ambiente podem convencer as pessoas a mudarem seus comportamentos prontamente.

No caso de Osaka, a mudança para amarelo fez as mulheres se sentirem desconfortáveis ao ficarem de pé sobre uma superfície chamativa.

A polícia também está promovendo soluções a longo prazo, como ajudar as mulheres a deixarem o negócio de vez.

Aumento após a pandemia

A rua é alinhada com hotéis e restaurantes, e pessoas podem entrar nos hotéis sem chamar atenção devido à visibilidade escassa.

O número de prostitutas no local aumentou acentuadamente após a pandemia de covid-19. Alguns residentes ficaram tão decepcionados com a mudança no local que acabaram se mudando da área, disse Fujino.

Desde o verão de 2023, oficiais na Delegacia de Sonezaki têm enviado documentos à promotoria sobre mais de 30 mulheres suspeitas de violar a Lei Antiprostituição na área.

Apesar das detenções, mulheres continuaram a aparecer na rua atrás de clientes. O Instituto Nacional de Pesquisa da Ciência da Polícia sugeriu que a delegacia empregasse a arquitetura da escolha.

Policiais e residentes pintaram uma faixa de 100m da rua de amarelo em dezembro. Adesivos ilustrados criados por estudantes de uma escola vocacional local também decoraram a rua.

A Polícia da Província de Osaka verificava a rua quatro vezes por dia. Os resultados mostraram que uma média de 7.43 mulheres abordaram clientes na semana antes da rua ser pintada de amarelo. O número máximo foi de 17.

Uma semana após o trabalho de pintura, o número caiu para zero.

Em uma semana, dois meses depois, a média foi de 0.86, com um máximo de 4, representando uma diminuição de 90%.

Fonte: Asahi

logo