
Imagem ilustrativa de ondas sísmicas (PM)
O penúltimo forte terremoto de magnitude preliminar 6,2 perto de Creta, na Grécia, aconteceu por volta das 7h51 de quinta-feira (15), horário de Tóquio, ou 1h51 no horário de Atenas.
Fortes tremores foram sentidos em Chipre, Egito, Líbano, Síria e Israel. O Ministério da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia emitiu um Alerta de Tsunami ao longo de Kasos.
“Afastem-se da costa imediatamente”, alertou a Gestão de Emergências da Grécia.

Imagem: USGS
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi a 23 quilômetros de Fry, na costa grega, a uma profundidade de 74 km. A magnitude estimada por esse órgão foi de 6,0.
A região está localizada em uma das zonas mais sismicamente ativas da Europa, onde as placas tectônicas africana e eurasiana se encontram. Terremotos são comuns na área, particularmente ao longo do Arco Helênico, que já produziu vários eventos de grande porte e danos no passado.
Até o momento não há relatos de vítimas.
Outro forte terremoto de magnitude 6,4

Imagem: USGS
Por volta das 4h15 de quarta-feira (14) no horário local ou 1h15 de quinta-feira em Tóquio, ocorreu um forte terremoto na costa de Tonga, de magnitude 6,4.
Segundo o USGS, o epicentro foi a 243,1 km de profundidade, a 137 km de Neiafu, no centro administrativo de Vava’u, é também um importante centro para o turismo. É a segunda maior cidade do país.
Veja as imagens da Grécia postadas no X.
Powerful M6.1 earthquake on Crete, #Greece
May 14, 2025 #greeceearthquake❗️Over the past 6 months, the planet has seen a steady increase of M6.0+ earthquakes.
⭕️Each of you can verify it on your own – just install a seismic activity monitoring app on your phone and check it pic.twitter.com/vpWSqzuGIj— Irene (@irene_makarenko) May 14, 2025
Fontes: USGS, BNO News e X