
Um alerta de tsunami foi emitido para a costa do Chile após um terremoto de magnitude 7,4 atingir o sul da Argentina (USGS)
Um terremoto de magnitude 7,4 abalou as costas do sul do Chile e Argentina na manhã desta sexta-feira (2), por volta das 10h, hora local, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).
Até agora não houve relatos de danos ou de pessoas feridas.
Autoridades chilenas emitiram um alerta de evacuação para o trecho costeiro inteiro no Estreito de Magalhães, no extremo sul do país.
Devido a um “alerta de tsunami, evacuação para uma zona segura está sendo ordenada para faixas costeiras da região de Magalhães”, disse o Serviço Nacional do Chile para Prevenção de Desastre e Resposta em uma mensagem enviada ao público.
O serviço também solicitou que todas as áreas de praia no território chileno antártico fossem evacuadas.
O presidente chileno Gabriel Boric escreveu no X que “todos os recursos estão disponíveis” para responder a emergências em potencial.
“Estamos pedindo evacuação da área costeira por toda a região de Magalhães”, escreveu Boric.
Informações do USGS
O Centro de Alerta de Tsunamis dos EUA informou que ondas “perigosas” são possíveis em um raio de 300Km do epicentro do terremoto, ocorrido na Passagem de Drake.
O alerta destacou que um tsunami pode atingir Puerto Williams, no Chile, por volta das 14h55, horário local.
O Serviço Geológico dos EUA (USGS) registrou um terremoto de magnitude 7,4 a uma profundidade de 10 Km, aproximadamente 219Km ao sul de Ushuaia, na Argentina.
Fonte: Newsweek, USGS, AP