
Toyota busca impulsionar a produção do GR Corolla no Reino Unido, aproveitando acordos comerciais e capacidade ociosa (ilustrativa/banco de imagens)
A Toyota está planejando transferir parte da produção de um dos seus modelos esportivos, o GR Corolla, para o Reino Unido, com o objetivo de aproveitar a capacidade excedente e reduzir os tempos de entrega para a América do Norte.
A montadora vai realocar parte da produção do esportivo de suas instalações no Japão para uma nova linha de produção dedicada em sua fábrica de Burnaston, em Derbyshire.
Para isso, a Toyota investirá cerca de 8 bilhões de ienes (£41 milhões) na implementação da nova linha e enviará engenheiros do Japão temporariamente para compartilhar sua expertise.
Artigos relacionados
A intenção é produzir anualmente 10 mil unidades para exportação para a América do Norte.
As exportações devem começar a partir do meio do próximo ano, segundo reportou uma agência de notícias. Um porta-voz da Toyota afirmou que a empresa “não pode comentar no momento”.
A medida destina-se a acompanhar a forte demanda pelo carro movido a gasolina entre os entusiastas de carros esportivos na América do Norte.
No início deste mês, o Reino Unido e os Estados Unidos decidiram sobre um acordo comercial “inovador”, que incluiu uma redução nas tarifas sobre importação de carros do Reino Unido de 25% para 10%, em até 100 mil veículos por ano – aproximadamente o número de carros exportados pelo Reino Unido para os EUA.
O Japão está atualmente em negociações para reduzir as tarifas de 25% que os EUA impuseram a todas as importações de automóveis.
A fábrica de Burnaston da Toyota começou as operações em 1992 e possui tecnologia de produção avançada, mas a fabricação tem caído desde que o Reino Unido deixou a União Europeia.
A planta já produz o modelo básico da linha GR, o hatchback Corolla, o que torna relativamente fácil a adição da produção de carros esportivos.
A planta Motomachi da Toyota em Aichi, que produz três tipos de veículos de alto desempenho, já está operando em capacidade total.
No ano passado, cerca de 25 mil veículos foram produzidos na linha, com os GR Corollas compreendendo 8 mil deles.
As fábricas da Toyota nos EUA estão focadas em atender à forte demanda por híbridos e outros veículos.
Fonte: The Guardian







