Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Trump adia tarifas de 50% para a Europa até 9 de julho

| Notícias do Mundo

Donald Trump suspendeu a imposição de tarifas de 50% sobre a União Europeia até 9 de julho, após diálogo com Ursula von der Leyen. A medida visa abrir espaço para negociações mais aprofundadas entre os blocos.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
eua ue 26 mai 2025 destaque

Trump adia tarifas sobre UE após ligação com Von der Leyen (ilustrativa/banco de imagens)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo (25) que pausaria a aplicação das tarifas de 50% sobre a União Europeia (UE) para 9 de julho, após uma “ligação muito boa” com a chefe do bloco, Ursula von der Leyen.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Trump havia ameaçado na sexta-feira (23) sancionar as pesadas taxas a partir de 1º de junho, afirmando que as negociações com a UE sobre suas tarifas anteriores estavam “indo a lugar nenhum”.

Von der Leyen “acabou de me ligar… e pediu uma extensão da data de 1º de junho, e ela mencionou que deseja iniciar uma negociação mais séria”, disse Trump aos repórteres antes de embarcar no Air Force One em Morristown, Nova Jersey.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“E eu concordei com isso”, acrescentou. Von der Leyen havia dito anteriormente no X que teve uma “boa conversa” com Trump, mas que “para alcançar um bom acordo, precisamos de tempo até 9 de julho”. “A Europa está pronta para avançar com as negociações de forma rápida e decisiva”, disse a presidente da Comissão Europeia, que conduz a política comercial do bloco de 27 nações.

Bruxelas e Washington estão negociando para evitar uma guerra comercial total transatlântica e haviam concordado em suspender as ações tarifárias até julho. Mas a ameaça de Trump na sexta-feira aumentou dramaticamente a aposta.

O líder americano afirmou na sexta-feira que não busca um acordo com a UE, repetindo sua frequentemente declarada visão de que o bloco foi criado para “se aproveitar” dos EUA.

O ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil, separadamente no domingo, pediu “negociações sérias” com Washington, dizendo que havia conversado com seu homólogo dos EUA, Scott Bessent, sobre o assunto.

“Não precisamos de provocações adicionais, mas de negociações sérias”, afirmou Klingbeil, que também é vice-chanceler da Alemanha, ao jornal Bild. “As tarifas dos EUA põem em risco a economia dos EUA tanto quanto as economias alemã e europeia”, alertou Klingbeil.

Trump já impôs ao bloco três conjuntos de tarifas: 25% sobre aço e alumínio e sobre automóveis, seguidos por uma tarifa de 20% “recíproca” sobre todas as importações – que foi suspensa pendente das negociações, embora um patamar de 10% permaneça em vigor.

Fonte: Channel News Asia


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo