
Em postagem no X, a Casa Branca explicou sobre as tarifas sobre filmes estrangeiros com uma imagem generativa de Trump segurando um Sabre de Luz, em homenagem ao filme “Star Wars” (Imagem: White House/X)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em uma postagem de redes sociais a sua intenção de aplicar uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior e importados para o país.
Ressaltando um declínio significativo na indústria cinematográfica americana, Trump argumentou que muitos países estão oferecendo incentivos para afastar cineastas e estúdios dos Estados Unidos, caracterizando a situação como uma “ameaça à segurança nacional”.
Em sua declaração, Trump destacou: “Esta é uma iniciativa sistemática que representa uma ameaça à segurança nacional. Autorizei o Departamento de Comércio e o Escritório do Representante de Comércio dos EUA a iniciar imediatamente o procedimento para implementar uma tarifa de 100% em todos os filmes estrangeiros importados, com o objetivo de trazer de volta a produção cinematográfica para os Estados Unidos”.
Artigos relacionados
A rede CNN, no entanto, levantou dúvidas sobre a implementação da medida, destacando que “filmes são uma forma de propriedade intelectual e, diferentemente de bens físicos, são classificados como um tipo de serviço”.
Essa incerteza sobre o método de aplicação das tarifas permanece sem respostas claras.
Adicionalmente, uma postagem nas redes sociais da Casa Branca, de Trump segurando um sabre de luz do filme ‘Star Wars’, foi vista como uma referência ao ‘Dia de Star Wars’, celebrado em 4 de maio, adicionando um toque peculiar ao anúncio presidencial.
Fonte: NHK







