Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Vulcão de Sakurajima entra em erupção na manhã de quinta-feira

| Tempo

A expansão da montanha já indicava a possibilidade de erupção, o que de fato aconteceu. Entenda o fenômeno.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter
erupção

Pluma vulcânica fotografada logo depois que foi observada a erupção (MBC/JNN)

Foi confirmada a erupção vulcânica pela cratera do cume da montanha Minamidake, em Sakurajima (Kagoshima), às 7h08 de quinta-feira (15). A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) já havia previsto o evento, pois desde o dia anterior observava “expansão da montanha”.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Essa erupção produziu um volume médio de pluma subindo da cratera até uma altura de mil metros, fluindo para sudeste. Há previsão de queda de cinzas em Sakurajima na quinta-feira.

Movimentos da crosta terrestre indicando expansão da montanha

De acordo com o Observatório Meteorológico local, movimentos da crosta terrestre indicando “expansão da montanha” foram observados em Sakurajima desde cerca das 20h do dia 12, conferidos através dos inclinômetros e extensômetros instalados na ilha. Quase não houve contração devido à erupção ocorrida pela manhã. Mas, a montanha continua se expandindo.

O Observatório Meteorológico declarou que, se ocorresse uma erupção que aliviasse a expansão dessa montanha de uma só vez, isso poderia resultar em uma grande quantidade de cinzas caindo, especialmente em Sakurajima. Há risco de erupções acompanhadas por grandes bombas vulcânicas voando a mais de 1 quilômetro da cratera do cume Minamidake e da cratera Showa, bem como pequenos fluxos piroclásticos.

A expansão de uma montanha antes de uma erupção vulcânica é um sinal de que o magma está se acumulando e se movendo abaixo da superfície, exercendo pressão sobre a crosta terrestre e causando a deformação do solo e da estrutura montanhosa. Essa pressão pode levar a pequenos terremotos, desabamentos das encostas e até mesmo ao inchaço da montanha

Mensagem de prevenção à erupção

O Observatório Meteorológico emitiu uma mensagem para a população ficar atenta a grandes bombas vulcânicas e fluxos piroclásticos a aproximadamente 2 quilômetros das duas crateras.  

Recomendou cuidado com o vento, pois não apenas cinzas vulcânicas, mas também pequenas rochas vulcânicas podem ser carregadas pelo vento e cair para longe.

Outro ponto de atenção destacado foi a possibilidade das explosões causarem grandes vibrações ao ponto de romper os vidros das janelas.  

Restrições de alerta vulcânico nível 3 permanecem em vigor em Sakurajima.

Fonte: MBC/JNN


Empregos no Japão junho - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Réu brasileiro confessa ter matado amante da esposa, durante julgamento

Publicado em 15 de maio de 2025, em Sociedade

Na primeira sessão do julgamento do réu brasileiro, acusado de assassinato do amante da esposa, ele admitiu ter cravado a faca no peito.

réu brasileiro

Juíza cercada por seus auxiliares no tribunal (SBS)

O réu brasileiro, 37 anos, residente na  cidade de Hamamatsu (Shizuoka), confessou ter matado o amante da esposa em fevereiro do ano passado, na primeira sessão do julgamento, na sucursal do Tribunal Distrital de Shizuoka, na cidade de Hamamatsu, na quarta-feira (14). 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Quando foi interrogado, o réu brasileiro declarou que “fiquei furioso com as palavras do homem”, se referindo ao amante da mulher e o esfaqueou até a morte, usando uma faca de cozinha.

O crime aconteceu na noite de 26 de fevereiro de 2024, no corredor do prédio onde morava com a esposa, em Chuo-ku. O amante, igualmente brasileiro, tinha 43 anos na época. O réu cravou a faca duas vezes no peito do rival

Na declaração de abertura, a acusação destacou que “o réu cometeu um crime impulsivo e imprudente por raiva das palavras insultuosas proferidas pela vítima. Foi persistente e malicioso”.

Réu brasileiro ficou enfurecido com amante da esposa

“Foi um crime repentino e imprudente, cometido com a intenção de matá-lo, enfurecido por palavras insultuosas do amante de sua esposa, foi persistente e cruel”, destacou a acusação em relação ao réu brasileiro.

“A intenção era ameaçá-lo para que ele se afastasse da esposa e da família, e foi repentino e não planejado. Ele está sinceramente arrependido e cooperou com a investigação”, defendeu o advogado. Alegou que seu cliente “queria ameaçá-lo e o crime foi cometido espontaneamente, quando a vítima o atacou. Não houve planejamento”.

A acusação solicitará a condenação do réu em 19 deste mês, e o veredicto está previsto para o dia 23.

Polícia no corredor do prédio onde aconteceu o crime (arquivo da SATV)

Fontes: SATV e SBS

logo