
Pluma vulcânica fotografada logo depois que foi observada a erupção (MBC/JNN)
Foi confirmada a erupção vulcânica pela cratera do cume da montanha Minamidake, em Sakurajima (Kagoshima), às 7h08 de quinta-feira (15). A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) já havia previsto o evento, pois desde o dia anterior observava “expansão da montanha”.
Essa erupção produziu um volume médio de pluma subindo da cratera até uma altura de mil metros, fluindo para sudeste. Há previsão de queda de cinzas em Sakurajima na quinta-feira.
Movimentos da crosta terrestre indicando expansão da montanha
De acordo com o Observatório Meteorológico local, movimentos da crosta terrestre indicando “expansão da montanha” foram observados em Sakurajima desde cerca das 20h do dia 12, conferidos através dos inclinômetros e extensômetros instalados na ilha. Quase não houve contração devido à erupção ocorrida pela manhã. Mas, a montanha continua se expandindo.
O Observatório Meteorológico declarou que, se ocorresse uma erupção que aliviasse a expansão dessa montanha de uma só vez, isso poderia resultar em uma grande quantidade de cinzas caindo, especialmente em Sakurajima. Há risco de erupções acompanhadas por grandes bombas vulcânicas voando a mais de 1 quilômetro da cratera do cume Minamidake e da cratera Showa, bem como pequenos fluxos piroclásticos.
A expansão de uma montanha antes de uma erupção vulcânica é um sinal de que o magma está se acumulando e se movendo abaixo da superfície, exercendo pressão sobre a crosta terrestre e causando a deformação do solo e da estrutura montanhosa. Essa pressão pode levar a pequenos terremotos, desabamentos das encostas e até mesmo ao inchaço da montanha.
Mensagem de prevenção à erupção
O Observatório Meteorológico emitiu uma mensagem para a população ficar atenta a grandes bombas vulcânicas e fluxos piroclásticos a aproximadamente 2 quilômetros das duas crateras.
Recomendou cuidado com o vento, pois não apenas cinzas vulcânicas, mas também pequenas rochas vulcânicas podem ser carregadas pelo vento e cair para longe.
Outro ponto de atenção destacado foi a possibilidade das explosões causarem grandes vibrações ao ponto de romper os vidros das janelas.
Restrições de alerta vulcânico nível 3 permanecem em vigor em Sakurajima.
Fonte: MBC/JNN