Pela cratera da montanha Minamidake, em Sakurajima (Kagoshima), ocorreram 13 erupções em um dia até as 22h de quinta-feira (22), das quais cinco foram explosivas.
Duas dessas explosões lançaram grandes rochas vulcânicas até a sexta estação, que fica entre 800 e 1,1 mil metros da cratera. A expansão da montanha, que começou em 12 deste mês, continua.
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Kagoshima, a pluma vulcânica chegou a uma altura máxima de 2,6 mil metros. Esta foi a 130.ª explosão este ano. A atividade vulcânica continua desde o dia 15 deste mês, com 124 erupções nos sete dias até 21, das quais 68 foram explosivas.
Sakurajima: pela primeira vez 11 mil toneladas e gás vulcânico por dia
Pesquisas de observatórios meteorológicos observaram quantidades extremamente grandes de gás vulcânico, excedendo 10 mil toneladas pela primeira vez.
Uma pesquisa de campo conduzida pelo Observatório Meteorológico dois dias antes, descobriu que a quantidade diária de gás vulcânico liberado foi de 11,2 mil toneladas, ultrapassando a marca das 10 mil toneladas pela primeira vez desde que as observações começaram em 2007.
O observatório está alertando sobre o risco de uma pequena erupção acompanhada por fluxos piroclásticos em Sakurajima e pedindo que as pessoas tenham cuidado com a queda de cinzas no lado a favor do vento.
Se ocorrer mais erupções em Sakurajima na sexta-feira (23), espera-se que as cinzas vulcânicas sejam levadas para as cidades de Tarumi e Kirishima.
Fontes: KTS, MBS/JNN, KKB e 337 News