Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Alerta vulcânico para ilha do Japão pelo aumento da atividade sísmica

| Tempo

A AMJ aumentou o nível de alerta vulcânico para uma ilha habitada do Japão, pois foi constatada atividade sísmica abaixo da cratera.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Foto de arquivo da ilha (FNN)

Na terça-feira (17), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) elevou o nível de alerta vulcânico da Ilha Miyake ou Miyakejima para o nível 2, o que significa restrições ao redor da cratera.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Segundo a AMJ, a atividade sísmica aumentou diretamente abaixo da cratera do cume.

Há possibilidade de uma erupção que pode afetar a área ao redor da cratera do cume, por isso o alerta vulcânico foi elevado do nível 1 para 2.

Dentro da estrada circular de Oyama, a recomendação é ficar atento às grandes rochas vulcânicas que podem se espalhar em uma trajetória balística durante uma erupção.

Como essa é uma ilha visitada para turismo, recomenda-se seguir as instruções das autoridades locais e não entrar em áreas perigosas. Em caso de erupção, é necessário ter em mente que não apenas cinzas vulcânicas, mas também pequenas rochas vulcânicas podem ser carregadas pelo vento e cair no lado favorável a ele.

A Ilha Miyake ou Miyakejima pertence ao grupo Izu, localizado no sudoeste do arquipélago principal (Honshu). É administrada pelo governo metropolitano de Tóquio. Fica a cerca de 180 km da capital japonesa e tem 2.165 habitantes, conforme dados de 31 de maio deste ano.    

Fontes: FNN e Tenki


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alerta máximo para o vulcão em erupção na Indonésia e AMJ descarta tsunami

Publicado em 18 de junho de 2025, em Ásia

O vulcão Monte Lewotobi Laki-laki entrou em erupção e a AMJ descartou a ocorrência de tsunami.

Cinzas vulcânicas sobem em coluna de 10 mil metros de altura (reprodução @volcaholic1)

O vulcão Monte Lewotobi Laki-laki, no centro-sul da Indonésia, entrou em erupção por volta das 18h45 de terça-feira (17), no horário do Japão, expelindo imponentes colunas de cinzas vulcânicas no ar, o que levou as autoridades a elevar o alerta ao nível máximo e expandir a zona de perigo para 8 quilômetros da cratera.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A Agência Geológica da Indonésia informou ter registrado o vulcão liberando 10 mil metros de espessas nuvens cinzentas. A explosão de cinzas vulcânicas se expandiu para uma nuvem em forma de cogumelo que pôde ser vista de cidades localizadas entre 90 km e 150 km do Monte Lewotobi Laki-laki, na ilha de Flores do arquipélago da Indonésia.

Não houve relatos imediatos de danos ou vítimas. Os moradores foram alertados para ficarem atentos às fortes chuvas que podem desencadear fluxos de lava nos rios originários do vulcão.

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) iniciou investigação imediatamente após a erupção para verificar se causaria tsunami. Mas, por volta das 21h do mesmo dia, outras agências do exterior e a AMJ informaram que não observaram nenhuma alteração no nível do mar, confirmada pelos marégrafos.

Mesmo vulcão em erupção causou mortes no ano passado

O Monte Lewotobi Laki-laki entrou em erupção em novembro do ano passado, causando a morte de 9 pessoas e ferindo dezenas. A montanha de 1.584 metros é um vulcão gêmeo do Monte Lewotobi Perempuan, no distrito de Flores Timur (Timor Leste).

Laki-laki significa “homem” em indonésio, enquanto seu vulcão gêmeo, mais calmo, recebeu o nome da palavra indonésia para “mulher”.

A Indonésia é um arquipélago de 270 milhões de habitantes com atividade sísmica frequente. Possui 120 vulcões ativos e está situado ao longo do Anel de Fogo, uma série de falhas sísmicas em forma de ferradura que circundam a Bacia do Pacífico.

Veja imagens assustadoras no compilado de vídeos no post no X.

Fontes: ANN, Asahie Al Jazeera

logo