
Foto de arquivo da ilha (FNN)
Na terça-feira (17), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) elevou o nível de alerta vulcânico da Ilha Miyake ou Miyakejima para o nível 2, o que significa restrições ao redor da cratera.
Segundo a AMJ, a atividade sísmica aumentou diretamente abaixo da cratera do cume.
Há possibilidade de uma erupção que pode afetar a área ao redor da cratera do cume, por isso o alerta vulcânico foi elevado do nível 1 para 2.
Dentro da estrada circular de Oyama, a recomendação é ficar atento às grandes rochas vulcânicas que podem se espalhar em uma trajetória balística durante uma erupção.
Como essa é uma ilha visitada para turismo, recomenda-se seguir as instruções das autoridades locais e não entrar em áreas perigosas. Em caso de erupção, é necessário ter em mente que não apenas cinzas vulcânicas, mas também pequenas rochas vulcânicas podem ser carregadas pelo vento e cair no lado favorável a ele.
A Ilha Miyake ou Miyakejima pertence ao grupo Izu, localizado no sudoeste do arquipélago principal (Honshu). É administrada pelo governo metropolitano de Tóquio. Fica a cerca de 180 km da capital japonesa e tem 2.165 habitantes, conforme dados de 31 de maio deste ano.
Fontes: FNN e Tenki