
Foto ilustrativa de rodovia destruída após forte sismo (PM)
O Comitê de Investigação de Terremotos do governo anunciou a probabilidade da ocorrência de um forte sismo de magnitude 7 ou mais na costa norte das regiões Kinki e Hokuriku, banhadas pelo Mar do Japão, nos próximos 30 anos.
O mesmo comitê havia anunciado em agosto do ano passado uma lista de falhas offshore ativas na costa do Mar do Japão, desde a província de Niigata até Hyogo, que têm um potencial de causar um terremoto muito forte.
Na sexta-feira (27) anunciou nova probabilidade de ocorrência em relação a 23 dessas falhas, considerada extremamente alta, de 16 a 18 por cento.
Artigos relacionados
Além disso, levando em consideração a distribuição de falhas e estruturas geológicas, foi calculada a probabilidade de ocorrência de um terremoto nessa área marítima, dividida em partes leste e oeste, com a parte leste, que abrange 14 falhas, tendo uma probabilidade de 12 a 14%, e a parte oeste, que abrange 9 falhas, estima-se a probabilidade de 4 a 6%.
“A probabilidade de ocorrer um terremoto é maior do que a probabilidade de se ferir em um acidente de trânsito, por isso pode ser considerada extremamente alta”, explicou Sunao Hirata, presidente do Comitê de Pesquisa de Terremotos e professor emérito da Universidade de Tóquio. “Precisamos estar totalmente preparados, supondo que isso ocorrerá”, adicionou.

Falhas na costa da região Hokuriku e da província de Hyogo (ANN)
Fontes: NTV e ANN







