
Avião da Air India retorna a Hong Kong após decolagem devido a possível falha técnica (ilustrativa/banco de imagens)
Um avião Boeing 787-8 Dreamliner da Air India, originalmente com destino a Nova Déli, foi forçado a retornar a Hong Kong na segunda-feira (16), logo após a decolagem.
A decisão foi tomada como medida de precaução devido a uma suspeita de falha técnica. Na semana anterior, um acidente fatal com um avião similar da Air India ocorreu em Ahmedabad, na Índia, causando a morte de 241 dos 242 passageiros a bordo.
Em um comunicado oficial, a Air India informou que o voo AI315 precisou voltar para Hong Kong por conta de “um problema técnico”, sem fornecer maiores detalhes.
Afirmou ainda que a aeronave aterrissou em segurança e foi submetida a uma inspeção minuciosa como precaução adicional.
De acordo com gravações do site de monitoramento de controle de tráfego aéreo LiveATC.net, um dos pilotos mencionou aos controladores que, após cerca de 15 minutos de voo, por razões técnicas, gostaríamos de nos manter próximos a Hong Kong. Talvez seja necessário voltar e aterrissar novamente em Hong Kong para resolver o problema?”. Antes de retornar, o piloto acrescentou: “Não queremos continuar o voo”.
O voo AI315 solicitou uma espera local e retornou ao Aeroporto Internacional de Hong Kong por volta das 13h, aterrissando em segurança cerca de 15 minutos depois, informou um porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong. Segundo o porta-voz, as operações no aeroporto não foram impactadas pelo incidente.
O avião havia decolado de Hong Kong por volta das 12h20, alcançou uma altitude de 22 mil pés e, em seguida, iniciou o procedimento de descida, conforme o site de rastreamento de voos AirNav Radar.
A aeronave tem sete anos de uso. Até o momento, Boeing e Air India não responderam aos pedidos de comentários sobre o incidente no voo entre Hong Kong e Nova Déli.
Fonte: Channel News Asia