
Foto ilustrativa (PM)
Já pensou em comer banana com sal? Essa é a nova onda no Japão, especialmente importante para tomar medidas contra a insolação neste período de ondas de calor extremo.
Essa receita foi criada por uma médica de Yamanashi e virou a nova onda no Japão, como método comestível, saboroso e preventivo.
A criadora foi a médica, cantora e corredora Ricka Fukuda, também diretora de uma instituição de cuidados dos idosos na cidade de Fujikawaguchiko (Yamanashi).
Artigos relacionados
Também atua como presidente da Associação Japonesa de Corrida de Trilha, e tudo começou quando ela preparava bananas para nutrição e sal para evitar insolação durante corridas de trilha extenuantes nas montanhas.
“Banana com sal é uma boa ideia!”, relembra quando teve a inspiração. Relata que “comecei a polvilhar sal nas rodelas dessa fruta antes de servi-las. Ao comer bananas salgadas, o número de casos de insolação e cãibras diminuiu”.
A médica se concentrou nos nutrientes contidos nessa fruta. “A insolação ocorre quando a transpiração causa uma rápida diminuição nos níveis de sódio, potássio e magnésio no sangue”, explica.
Por isso, “as bananas são uma excelente maneira de repor esses nutrientes de forma eficiente, pois são extremamente ricas em potássio e magnésio”, lembra a médica Ricka.
Uma banana, de aproximadamente 100 gramas, contém 360 mg de potássio. Além disso, contém 32 mg de magnésio, mais abundante do que qualquer outra fruta. No entanto, não contém sódio. É por isso que polvilhar sal tem um grande efeito.
“Você precisa de potássio e sódio para manter seu corpo hidratado. Tanto o sódio quanto o potássio ajudam o corpo a usar o líquido que entra no corpo de forma eficaz, impedindo que ele saia, e essa ação ajuda a manter o corpo hidratado”, explicou a doutora Ricka.
Banana com sal ajudou empresa a evitar insolação dos funcionários

Pessoa polvilhando sal nas rodelas de banana (IA)
De fato, há alguns anos, a Toda Construction, uma grande empresa de construção, introduziu o hábito aos funcionários, de comer bananas salgadas antes de trabalhar em calor extremo. Deu tão certo que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) apresentou isso como um exemplo de esforço corporativo para prevenir insolação.
“É bem gostoso, então, por favor, experimente. As pessoas ficam surpresas e perguntam: ‘banana com sal?’ Mas eu recomendaria bananas salgadas para qualquer um que trabalhe em um emprego que os faça transpirar no verão ou que pratique esportes que os façam suar”, fala a médica Ricka Fukuda positivamente.
Então, que tal adotar essa ideia nos churrascos, piqueniques ou para depois de uma corrida ao ar livre? E lembre-se de oferecer às crianças e idosos da família para evitar insolação.
Fonte: JNN







