
Após detecção em aves mortas, zoológico de Brasília fecha por gripe aviária (ilustrativa/banco de imagens)
O governo brasileiro confirmou um caso de gripe aviária em um zoológico de Brasília após duas aves terem sido encontradas mortas no local na semana passada.
O Brasil, o maior exportador de carne de frango do mundo, suspendeu seus envios para mais de 20 países devido a um surto de gripe aviária que começou em meados de maio.
O zoológico de Brasília fechou em 28 de maio após encontrar um pombo e pato mortos, os quais eles suspeitam que eram casos da doença.
Artigos relacionados
Amostras das aves revelaram “a detecção de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade”, disse a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal, na mídia social na terça-feira (3).
“Com a confirmação do surto, o fechamento do zoológico continuará em vigor até dia 12 de junho, se mais nenhum caso for detectado no local”.
Isso leva para cinco o número total de casos de gripe aviária recém-reportados no Brasil, de acordo com o ministério.
O primeiro caso foi registrado em 16 de maio em uma fazenda no estado do Rio Grande do Sul.
A gripe aviária se espalhou globalmente nos últimos anos, levando a abates em massa de aves, algumas mortes humanas e um aumento nos preços de ovos.
Infecções em humanos podem causar doença severa com alta taxa de mortalidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mas o vírus não parece passar facilmente de pessoas para pessoa.
Casos em humanos detectados até agora foram em sua maioria em pessoas que tiveram contato próximo com aves infectadas e outros animais, ou ambientes contaminados.
Fonte: Channel News Asia







