
Foto ilustrativa de ambulância (PM)
O calor extremo no Japão, com temperatura máxima de 37,6ºC em Tokai, causou mortes por insolação e centenas de pessoas foram socorridas emergencialmente na quarta-feira (18).
Em 71 locais de medição a temperatura foi igual ou superior a 35ºC e em 577 pontos os registros foram acima de 30ºC, consideradas perigosas para a saúde.
A cidade mais quente nesse dia foi Tajimi (Gifu) com registro de 37,6ºC. Depois, foi a cidade de Toyota (Aichi) com 37,5ºC e Koshu (Yamanashi) onde foi registrado 36,6ºC.
Artigos relacionados
Mas, a previsão indica que não deverá ser diferente na quinta-feira (19), pois em Nagoia (Aichi) e em Gifu (província homônima) a máxima deverá ser de 37ºC. Na cidade de Quioto (província homônima) deverá chegar a 36ºC e em Kofu (Yamanashi), 35ºC.
Calor extremo causa mortes
Na quarta-feira, uma mulher de 90 anos da cidade de Odawara (Kanagawa) e uma outra de 72 anos da cidade de Meiwa (Mie), morreram por insolação. A mulher de Mie foi encontrada caída na calçada e uma pessoa acionou o 119.
O número de pessoas transportadas de emergência aumentou nesse dia, sendo 20 em Gifu, 11 em Mie, 52 em Aichi, 8 em Wakayama, 189 em Tóquio, Kanagawa, Chiba e Saitama. Dentre essas vítimas de insolação, algumas estão em estado grave.
Alerta de insolação
Diariamente, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informa sobre o alerta de insolação, inicialmente de manhã. Na quarta-feira eram 3 províncias, incluindo Mie, mas atualizou e incluiu outras províncias, como Aichi. É preciso ficar atento às atualizações realizadas às 14h e 17h.

Reprodução da AMJ
Para quinta-feira, a única sob alerta é Kagoshima, mas isso pode mudar ao longo do dia.
Independente do alerta à insolação, quando a temperatura dos termômetros registram acima de 28ºC, é preciso redobrar os cuidados. Recomenda-se fortemente o uso do ar-condicionado e se estiver fora, sempre busque um local para se refrescar.
É importante fazer pausas frequentes e reabastecer-se com água e sal integral, para evitar risco de danos à saúde.
Por outro lado, considere cancelar ou adiar o máximo possível de exercícios, trabalhos e atividades que ocorrem ao ar livre ou em ambientes fechados sem ar-condicionado. Vale lembrar que com esse calor extremo os exercícios intensos são proibidos.
Além disso, pergunte sempre aos idosos, pessoas com deficiência e crianças pequenas, que são particularmente vulneráveis ao calor, se estão bem e ofereça água.
O alerta de insolação é uma informação emitida com base no índice de calor, um padrão internacional que indica a suscetibilidade à insolação, levando em consideração fatores como temperatura, umidade e calor radiante. Além desses fatores, é emitido quando a temperatura sobe a 33ºC ou mais.
Fontes: Tokai TV, CBC TV, JNN, e NHK







