
Às 15h na cidade de Shizuoka o termômetro marcou 35ºC (ANN)
A onda de calor severo no Japão fez as temperaturas subirem a 38 graus Celsius, acima da média corporal, o que é prejudicial para a saúde, independente da idade.
Na cidade de Kofu (Yamanashi), a máxima de terça-feira (17) foi de 38,2ºC; em Takasaki (Gunma) foi de 37,7ºC; em Shizuoka (província homônima) foi de 37,6ºC e em Nagoia (Aichi) chegou a 35,4ºC, mostrando o calor severo.
Em outras diversas cidades do Japão foram registradas temperaturas entre 33 e 34 graus Celsius, igualmente perigosas para o corpo. Em 43 locais o registro foi de dia mais quente deste ano no Japão.
Com esse calor que chega a ser perigoso, só na região Tokai foram transportadas de ambulância 99 pessoas com suspeita de insolação, sendo que 5 já estavam inconscientes. Dentre os socorridos estavam 5 crianças de uma escola primária da cidade de Okazaki (Aichi) e duas crianças, também do primário, da cidade de Gujo (Gifu).
Na cidade de Shizuoka, uma idosa na faixa dos 70 anos, foi socorrida mas não resistiu.
Das 109 pessoas transportadas de emergência pelas ambulâncias, por insolação, na província de Saitama, 7 estão em estado grave e uma morreu.
A insolação pode causar mal-estar e levar à morte das vítimas, por isso, não pode ser subestimada.
Fontes: Nagoya TV, JNN, NHK, Tokai TV, CBC TV e ANN