
No Brasil, adaptações com ingredientes locais e marcas que se inspiram na filosofia oriental estão ganhando popularidade. (Crédito:metamorworks/iStock)
O j-beauty, abreviação de japanese beauty, é uma filosofia de beleza japonesa que valoriza a simplicidade, atuando na prevenção e no cuidado para prevenir danos. O j-beauty possui poucos e eficazes passos, com produtos suaves, naturais e de qualidade.
A ideia central é tratar a pele e o cabelo com gentileza, buscando entender as necessidades deles em cada tempo, em prol da beleza diária saudável. A filosofia é inspirada em rituais tradicionais do Japão. O j-beauty busca inovação tecnológica em produtos com ingredientes e óleos naturais.
Kirei
Artigos relacionados
Kirei significa “beleza”, em japonês, e é a base do j-beauty. A filosofia, tanto para a pele quanto para o cabelo, é fundamentada em três passos essenciais e simples: limpeza, tratamento e proteção.
Esses cuidados são para todos, independentemente do gênero, pois, com simplicidade, eficácia e constância, a beleza e a saúde da derme são atingidas. A abordagem japonesa surge para inspirar homens e mulheres ao redor do mundo a adotarem cuidados mais conscientes e gentis com o próprio corpo.
Dicas do j-beauty no Brasil
No clima tropical do Brasil, ingredientes como chá verde, óleo de camélia e a famosa água de arroz são incorporados facilmente aos produtos disponíveis no país. O j-beauty conquista espaço no Brasil pela simplicidade, quase um minimalismo.
Muitas brasileiras têm se identificado com os valores dessa abordagem, que prioriza qualidade, ao invés de quantidade, além de trazer o autocuidado como essência. Com a popularização de marcas japonesas, produtos leves e multifuncionais já estão mais acessíveis nas prateleiras brasileiras.
Até mesmo marcas nacionais se inspiram na cultura oriental de rituais japoneses para desenvolver linhas minimalistas e eficientes, mas adaptadas às necessidades da pele brasileira: oleosidade, exposição ao sol e variações climáticas.
Pele de porcelana
Para começar, a limpeza é o passo inicial. Cleansing oil e gel de limpeza suave que não agrida a pele são ideais para não remover a proteção natural da derme. Até em peles mais oleosas, a limpeza deve ser gentil, para não agredir a barreira cutânea.
Muito se engana quem pensa que a hidratação não deve acontecer em peles que não são secas. Loções e geis hidratantes são indispensáveis. A ideia é que, quando houver pele oleosa, o hidratante tenha textura aquosa. E não se pode esquecer do protetor solar todos os dias.
Em peles que precisam de tratamento, é necessário buscar um especialista em dermatologia para dar fim ao problema de forma pontual. A beleza japonesa está ligada a um momento de pausa, com paciência e delicadeza nos passos diários.
Cabelos fortes desde a raiz
Considerando a diversidade capilar brasileira, a dica para a população tropical é a de seguir a manutenção da saúde natural dos fios, sempre evitando o excesso de química. Seguindo a linha de prevenção do j-beauty, a proteção térmica antes de utilizar fontes de calor é indispensável.
Assim como na pele, os(as) japoneses(as) usam shampoo de limpeza suave, com pH balanceado para limpar bem a raiz. A aplicação realizada duas vezes é útil para retirar todos os resíduos que podem ficar no couro cabeludo.
Para tratar os cabelos, máscaras nutritivas e com extratos naturais, como de bambu, são usadas duas vezes por semana para hidratar os fios. Para finalizar e deixar as cutículas alinhadas, basta usar óleos naturais leves, para não pesar os fios.
Os shampoos mais vendidos no Japão veja a lista de produtos de beleza aqui e a lista de shampoos aqui.
Veja a lista dos mais vendidos na Amazon Japan, na faixa de 1 mil a 5 mil ienes, apenas como sugestão, sem a finalidade de merchandising.
Hada Labo: Loção e emulsão hidratante Gokujyun para uma pele radiante
VTCOSMETICS: Máscara facial de tecido CICA para suavização diária da pele
Himawari Oil In Shampoo & Conditioner (Rich & Repair)
Nile Damage Care Shampoo and Treatment Set







